BARBÁRIE -Blanche e Marcela Hage

BARBARIEBARBÁRIE É A TENTATIVA DE UM

RETRATO DA MISÉRIA SECULAR

 

Um paralelo entre o contemporâneo e o medieval, ressaltando o aspecto físico e plástico dessa semelhança: é o que pretendem as irmãs Blanche e Marcela Hage em sua exposição “Barbárie”, que será exibida na Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados de 7 a 30 de junho. A barbárie é vista aqui como decorrente dos aglomerados urbanos que surgem na baixa Idade Média, onde são atirados os miseráveis para perpetuar essa condição, enquanto as elites erigiam suas catedrais. A semelhança com as favelas que explodem no Brasil no Século XX não são apenas físicas e plásticas, mas refletem uma mentalidade separatista, como se a pobreza fosse uma condenação biológica, antropológica, social.

“As características mais marcantes destes microcosmos (favelas), que tanto se vislumbram no medieval, vão desde as edificações amontoadas, passando pelos esgotos a céu aberto até as feirinhas irregulares, verdadeiros formigueiros humanos, onde se encontra de tudo”, explica Blanche.

Desta forma, a despeito de uma visão romantizada, este trabalho explora um lado mais carnal e virulento das favelas brasileiras, que se aduz da pobreza e violência a que são submetidos seus moradores, transformando a vida destas pessoas num verdadeiro e permanente “circo dos horrores”.

 

BIOGRAFIA

Nascidas no Rio de Janeiro (RJ), as irmãs Hage graduaram-se na Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) em 2003 e 2004, respectivamente. Fizeram diversos cursos ligados às artes no Centro Cultural Renato Russo, no Instituto de Decoradores do Rio de Janeiro, além dos cursos de decoração na Faculdade Estácio de Sá (RJ) e da arquiteta Élida Barros em Brasília. Nos Estados Unidos, elas expandiram seus conhecimentos com o curso de Design de Joias na Visart Rockville, em Mariland, e especialização em escultura na Los Angeles Cinema Makeup School - de onde tiraram inspiração para uma série de peças realísticas voltadas para o comportamento social atual. Em design, elas produzem peças de mobiliário de alto padrão para marca Blanche Hage que são vendidas em todo o Brasil. No âmbito social, coordenam a ONG das Marias, onde capacitam mulheres de todas as idades na confecção de artesanato baseado em materiais reciclados.

 

Serviço
Exposição “Barbárie” das artistas Blanche e Marcela Hage

Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Edifício Principal – Entrada pelo estacionamento da Chapelaria.

Visitação: de 7 a 30 de junho de 2011, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas.

Entrada Franca.

Livre para todas as idades.

Realização Câmara dos Deputados