União e Indústria: uma estrada para o futuro
A exposição apresenta 22 fotografias tiradas por Henry Revert Klumb, além de litografias sobre a trajetória e a história da construção da estrada, inaugurada em 1861 por D. Pedro II. O acervo pertence ao Museu Mariano Procópio — que leva o mesmo nome do empresário que criou, em 1852, a Companhia União & Indústria e foi responsável pela construção da estrada.
A rodovia é considerada uma das maiores obras de engenharia de seu tempo na América Latina, tendo utilizado a tecnologia macadame — processo de pavimentação desenvolvido pelo engenheiro escocês John Loudon McAdam, que mistura brita, breu e areia, submetidos posteriormente a forte compressão.
A mostra permite ao público uma leitura dinâmica do período das diligências e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Rio de Janeiro no século XIX, ampliado com a construção da estrada.
O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), é considerado referência da memória histórica do Brasil e de Minas Gerais. A instituição foi aberta à visitação pública em 1915, pelo colecionador Alfredo Ferreira Lage (1865—1944), que dedicou sua vida à formação de um dos mais significativos acervos artísticos, históricos e de ciências naturais do País.
Confira aqui o catálogo da mostra.
Exposição “União e Indústria, uma estrada para o futuro”
Cerimônia de abertura, aberta ao público e à imprensa: 8/6/2016, às 16h
Local: Espaço do Servidor — Anexo II — Câmara dos Deputados
Informações: 0800 619 619 cultural@camara.leg.br
Visitação: de 8/6 a 13/7/2016, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados
Entrada franca