Ulysses | 100 anos

Exposição na Câmara dos Deputados celebra o centenário de nascimento de Ulysses Guimarães. A visitação acontece de 3 de outubro a 11 de novembro no corredor de acesso ao Plenário da Câmara e na Galeria de Arte do Salão Nobre.
03/10/2016 15h20

A mostra resgata a história política de Ulysses Guimarães, símbolo da liberdade e do combate à censura, que se eternizou pela coerência ética e pela luta em favor da restauração da democracia no Brasil.

As fotos fazem parte do acervo pessoal do fotógrafo Orlando Brito, que retratou Ulysses por mais de 30 anos. Todas as imagens revelam instantes decisivos em negociações e acontecimentos políticos que entrariam para a história. 

Foto de Orlando BritoNa Galeria do Salão Nobre, um outro módulo da exposição mostra trechos de discursos de Ulysses e o documentário produzido pela TV Câmara especialmente para as comemorações pelo centenário de seu nascimento.

Ulysses Guimarães nasceu em 1916 em Rio Claro (SP), formou-se em Direito pela USP e entrou para a política no final dos anos 40. Foi eleito deputado estadual pelo antigo PSD logo na primeira eleição que disputou. Na seguinte, ganhou o primeiro dos onze mandatos que exerceu como deputado federal por São Paulo.

Ulysses ocupou a Presidência da Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1956, quando a sede do Legislativo ainda era no Palácio Tiradentes (RJ).

Em 1966, ajudou a fundar o partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, a partir dos anos 70, liderou a oposição ao regime militar. Em 1973, concorreu à Presidência da República, com o objetivo de combater o voto indireto para presidente da República. Conduziu, ao lado de outras lideranças, a campanha Diretas Já, que levou milhões de pessoas para as ruas, em defesa das eleições diretas para presidente da República.

Foto: Orlando BritoEm 1987, acumulou as presidências da Câmara, da Assembleia Nacional Constituinte e do PMDB. Em outubro de 1988, promulgou a nova Constituição Federal. Em outubro de 1992, desapareceu em acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro/RJ, ao lado de sua esposa, Dona Mora.

Confira aqui o catálogo da mostra.

 

Exposição Ulysses | 100 anos

Visitação: de 3 de outubro a 11 de novembro, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados e na Galeria de Arte do Salão Nobre, diariamente, das 9h às 17h.
Informações: 0800-619-619 —

 

Exposição Ulysses
Foto: Igo Estrela / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição Ulysses 2
Foto: Igo Estrela / Acervo Câmara dos Deputados

Exposição Ulysses 3
Foto: Igo Estrela / Acervo Câmara dos Deputados

Exposição Ulysses 1
Foto: Igo Estrela / Acervo Câmara dos Deputados