Palácio Tiradentes — 90 anos
O objetivo da exposição é resgatar o processo de consolidação do Poder Legislativo brasileiro, com imagens cedidas pelo Museu da Imagem e do Som (RJ), pelo Arquivo Nacional e pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, além de acervo próprio.
Em 1922 o Brasil completaria seu primeiro centenário de independência. Para celebrar a data, uma grande exposição internacional estava sendo preparada nas imediações da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.
Alguns edifícios da região seriam desocupados para servirem como pavilhões dos diversos países que estariam presentes, entre eles, o Palácio Monroe, que abrigava na época a Câmara dos Deputados – que vinha funcionando desde sua criação em edifícios provisórios e inadequados ao seu funcionamento.
O pedido de desocupação pareceu, então, uma oportunidade para pleitear a construção de uma sede própria e específica aos trabalhos legislativos.
O acordo firmado entre o presidente da República, o prefeito do Distrito Federal e o presidente da Mesa Diretora da Câmara autorizou a construção do Palácio Tiradentes, que abrigou a Casa Legislativa de 1926 até a transferência da capital federal para Brasília, em 1960.
Atualmente, funciona em suas dependências a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Confira aqui o catálogo da exposição.
Exposição “Palácio Tiradentes: 90 anos”
Visitação: de 30 de abril a 26 de setembro de 2016, das 9h às 17h, inclusive em finais de semana e feriados (de acordo com os dias de visitação da Casa).
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados — Edifício Principal.
Entrada franca.
Mais informações: 0800 619 619.