Mulheres Pioneiras: Elas Fizeram História

A Câmara dos Deputados comemora o Dia Internacional da Mulher com a exposição Mulheres Pioneiras: Elas Fizeram História, sobre as mulheres que lutaram para ocupar seu espaço na sociedade e, com isto, abriram caminho para as demais mulheres brasileiras.
08/03/2016 08h00

A exposição apresenta fatos que contrariam a história oficial e evidenciam a trajetória de muitas mulheres que tiveram atuação destacada na sociedade, mas que tiveram sua voz silenciada e sua participação negada em momentos cruciais de nossa história.

Elas lutaram por seus direitos de cidadania, por sua emancipação, e conseguiram ocupar, paulatinamente, vários espaços pioneiros na sociedade – na política, na educação, na cultura, no esporte ou nas ciências, entre outros.

Um destaque da exposição é a atuação das sufragistas, que lutaram pela conquista do voto, ousaram se candidatar e ocuparam cargos no poder público.

Além disto, a exposição também mostra mulheres que foram incompreendidas pela sociedade, por pensarem diferente dos padrões sociais estabelecidos à época, fato que sugere que elas estavam à frente de seu tempo.

Confira aqui o catálogo da exposição.

 

Exposição Mulheres Pioneiras: Elas Fizeram História

Visitação: 8 de março a 11 de abril de 2016, das 9h às 17h

Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães - Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Entrada franca

 

Exposição Mulheres Pioneiras

 

Exposição Mulheres Pioneiras

 

Exposição Mulheres Pioneiras