Identidade por Geizimar e Mocundirê

A mostra traz obras que remetem às tradições e à cultura negra. A visitação acontece de 30 de março a 11 de maio, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados.
30/03/2016 16h10

Dois artistas brasilienses, Geizimar e Mocundirê, expõem obras que remetem às tradições e à cultura negra. São trabalhos que ressaltam a importância da cultura africana na construção de suas identidades, de Brasília e da cultura brasileira. Eles unem imagens do sagrado e do cotidiano, do real e do onírico, em 14 telas — a maioria trabalhada em acrílica sobre tela, além de uma modelagem com arame e tecidos.

Geizimar - Ciranda de abayomi

A artista afrodescendente Geizimar é pós-graduada em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pela UFG e apresenta obras que remetem à cultura negra e também ao Maranhão, seu estado natal.

A tela “Bumba meu boi”, por exemplo, faz referência a uma das principais manifestações culturais maranhenses. E as bonecas Abayomi, cujo nome significa “encontro precioso” na língua Iorubá, mostram um pouco da arte de origem africana. Entre outras exposições, participou da mostra de bonecas de barro Rtxoko, confeccionadas a partir da leitura das bonecas originais da etnia karajá. 

Mocundirê - Ponte JKJá o gaúcho Mocundirê é especialista em Arte, Tecnologia e Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de artes. Sua inspiração para compor as telas vem do Candomblé — do qual é praticante —, dos cânticos, das danças e da tradição angolana, além dos Orixás. O artista agrega, a essas influências, elementos e personagens da capital federal — o que reflete o lado artístico, religioso e político de suas obras sobre a cidade de Brasília.

 

Confira aqui o catálogo da mostra.

 

Exposição "Identidade por Geizimar e Mocundirê"

Visitação de 30 de março a 11 de maio de 2016, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor – Anexo II — Câmara dos Deputados — Brasília-DF

Informações: 0800 619 619 – cultural@camara.leg.br

 

Identidade - Foto: Victor Diniz/Câmara dos Deputados

 

Identidade - Foto: Victor Diniz/Câmara dos Deputados

 

Identidade - Foto: Victor Diniz/Câmara dos Deputados

 

Identidade - Foto: Victor Diniz/Câmara dos Deputados

 

selo selecionado por edital

Ações do documento