Câmara Ligada — 10 anos no ar

A mostra comemora os dez anos do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, no qual já foram discutidos — com deputados federais de todos os partidos e com especialistas — temas como participação do jovem na política, racismo e drogas, entre outros.
29/08/2016 14h50

O programa Câmara Ligada surgiu para ampliar a participação dos jovens na TV e ouvir a opinião da própria juventude sobre temas sugeridos por eles mesmos no Conselho Jovem. Uma banda toca no programa e participa da discussão. Uma média de 100 jovens vindos da região central da cidade e também das periferias mais afastadas compõem a plateia. O Câmara Ligada tem a alma do jovem que alimenta as utopias de um mundo mais justo, com chances iguais e com a diversidade de cores, gêneros e opções ideológicas.

Em mais de 100 edições do programa já foram discutidos, com deputados federais de todos os partidos e com especialistas, temas como participação do jovem na política, racismo, cotas nas universidades, homofobia, gravidez na adolescência, drogas, acessibilidade, novos arranjos familiares, primeiro emprego e feminismo, entre outros. 

Os assuntos são escolhidos pelo Conselho Jovem do Programa. Um Conselho de Especialistas indicado pelos parceiros Sesc DF, Unesco, Faculdade de Educação (UnB),  Andi e Sinpro DF aprofunda a discussão do tema na pré-produção dos programas, agregando propostas para as abordagens das reportagens e na definição dos convidados. A plateia de estudantes da rede de ensino do Distrito Federal é preparada pelos professores para debater os temas com os parlamentares e os especialistas com total liberdade. 

Esse formato dinâmico e democrático garantiu ao Câmara Ligada o selo ER, de Especialmente Recomendando, do Departamento de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. 

Esta exposição traz um pouco da história do programa e da TV Câmara, como emissora pública que colabora para a formação política e cidadã da juventude brasileira. Todas as gravações do programa estão publicadas na internet e podem ser assistidos no www.camaraligada.com.br .

 

Exposição "Câmara Ligada - 10 anos no ar"

Visitação: de 29 de agosto até 9 de setembro de 2016, das 9h às 17h

Local: Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados

Informações: 0800 619 619 ou cultural@camara.leg.br

 

Câmara Ligada — 10 anos no ar
Foto: Clauder Diniz / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Câmara Ligada — 10 anos no ar
Foto: Clauder Diniz / Câmara dos Deputados