Câmara em Imagens 2015

Exposição fotográfica traz os principais assuntos discutidos pela Câmara dos Deputados em 2015
09/01/2016 13h40

A proposta da mostra, montada nas paredes do corredor que liga a taquigrafia ao plenário, é destacar os personagens envolvidos nas discussões que ocorreram nas comissões permanentes, especiais, de inquérito, no plenário Ulysses Guimarães e também as manifestações da sociedade que ocorreram dentro e fora da Câmara.

Câmara em Imagens 2015 - Foto: Laycer TomazO ponto de partida da exposição é o dia 1° de fevereiro de 2015, quando os deputados eleitos em 2014 tomaram posse para dar início aos trabalhos da 55° Legislatura. As fotos são expostas em ordem cronológica, dessa forma, a compreensão e a contextualização de muitas delas ficam mais claras para o público. Optou-se por valorizar os temas e a qualidade das fotografias. 

Além das 240 fotografias selecionadas para a exposição, está sendo exibido um vídeo montado com as fotografias produzidas pela servidora Sônia Baioochi. A fotógrafa tirou longas sequências de fotos dos trabalhos dos deputados nas comissões, no plenário, das áreas de acesso ao público, dentro e fora da Câmara, a fim de exibi-las por meio da técnica de time-lapse, que consiste em retirar parte das sequências dessas fotos. Para quem assiste ao vídeo, a sensação é a de ver o tempo passar rapidamente. A intenção do vídeo é ilustrar um dia bem movimentado na Câmara.

Câmara em Imagens 2015 - Foto: Laycer TomazOs temas escolhidos para a exposição foram: as comissões gerais com os ministros, participação das mulheres na Mesa Diretora, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ajuste fiscal, regulamentação do serviço terceirizado, redução da maioridade penal, PEC das Terras Indígenas, Estatuto do Desarmamento, Reforma Política, Minirreforma eleitoral, CPIs – Petrobras, BNDES, Maus-Tratos contra Animais, Assassinato de Jovens Negros, Estatuto da Família, 25 anos do ECA, Câmara Itinerante, programas institucionais com a participação de crianças e jovens — Plenarinho, Parlamento Jovem, Estágio-Visita, Câmara Ligada, Laboratório Hacker —, e as manifestações fora e dentro da Câmara.


A exposição Câmara em Imagens 2015 fica aberta ao público do dia 9 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016.         

 

Confira aqui o catálogo da mostra.