A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo
A mostra "A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo" tem como objetivo divulgar e ampliar o acesso aos documentos que o arquivo da Câmara dos Deputados guarda, desde 1823, com originais da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, criada pelo Imperador D. Pedro I.
São mais de 3 mil documentos do período compreendido entre 17 de abril e 12 de novembro de 1823. Em dezembro de 2013, esse conjunto de documentos foi incluído no Programa Memória do Mundo, da Unesco. O programa identifica os documentos que, em razão de sua importância, devem ser classificados e preservados como patrimônio universal.
A exposição apresenta obras originais, plotagens com cópias de outros documentos e ainda totens para que os visitantes naveguem pelas obras completas disponíveis na internet.
Além da exposição, haverá dois eventos relacionados ao Fundo da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823. O primeiro será a abertura de uma página exclusiva sobre o tema no portal da Câmara dos Deputados; o segundo, o lançamento da edição comemorativa do Inventário do Fundo, obra ampliada e revisada que apresenta a composição da Assembleia por estado, assim como as mesas e comissões ao longo do período de funcionamento.
Os interessados podem ter acesso a todos os documentos, que estão guardados no Arquivo da Casa, seguindo as orientações da Coordenação de Arquivo do Centro de Documentação da Câmara.
Exposição “A Constituinte de 1823: acervo Memória do Mundo”
Visitação: 2 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre
Hora: 9h às 17h
Entrada franca