Sertão Forte
Cícero Matos é pintor, escultor, estampador e desenhista autodidata. Já participou de várias exposições individuais e coletivas, e na mostra Sertão Forte traz 26 telas pintadas em acrílica sobre tela em tamanhos variados.
Nascido em 1957,… em Jacobina, interior da Bahia, Cícero teve seu primeiro contato com a pintura por intermédio da mãe. Aos dezessete anos veio para Brasília e começou a pintar profissionalmente na Feira de Arte da Torre de TV. Mais tarde, mudou-se para Salvador, onde integrou o grupo Baldeação, um dos precursores do grafite na cidade. Junto a poetas, estudantes, advogados e fotógrafos, ilustrou poemas e ideias que expressavam valores juvenis da época.
Nos anos noventa foi para a Suíça, onde pintou intensivamente por seis meses. Na volta ao Brasil, em 1999, mudou-se novamente para Salvador e montou um ateliê/galeria no Pelourinho, onde organizou exposições, recitais e musicais. Essa experiência o fez criar o movimento Papagaísmo, que ironizava a necessidade de classificação da arte pelos “ismos” das escolas vanguardistas de pintura. Atualmente, Cícero retornou a Jacobina, onde continua produzindo pinturas e esculturas.
SERVIÇO
Visitação
Período: de 20/08 a 12/09, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados – Brasília - DF
Informações: 0800 619 619 e cultural@camara.leg.br
Entrada franca
ENCONTRO COM O ARTISTA
Veja aqui a entrevista