Palácio do Congresso Nacional: Criação e Simbolismo

Exposição fotográfica conta história do Palácio do Congresso Nacional, desde o projeto até os dias atuais. A visitação começa dia 29 de maio, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A entrada é franca.
28/05/2014 20h25

A importância e o simbolismo que os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal representam no cenário político da criação da nova capital serão retratados na exposição Palácio do Congresso Nacional: Criação e Simbolismo. A mostra aborda desde o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, passando pelas alterações e reformas realizadas ao longo dos anos, até a utilização do espaço pela população.

 

Destaque da exposição são mensagens de operários que construíram os prédios, escritas em paredes internas da edificação – uma espécie de cápsula do tempo -, encontradas em reforma realizada em 2011. Nelas os trabalhadores registram as esperanças e desejos de um país melhor.

 

Grupo de Visitação Institucional Integrada lança site para promover o turismo cívico em Brasília

 

Representantes das instituições públicas que compõem o grupo Viibra - Visitação Institucional Integrada em Brasília - lançam nesta quinta-feira, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, um site com informações sobre as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre os centros culturais e artísticos de diversos órgãos públicos com sede na capital. O site, com versões em português, inglês e espanhol, servirá de guia para o turista que quiser conhecer os acervos históricos, culturais e artísticos da cidade.

 

O grupo Viibra é formado por representantes de órgãos públicos federais e distritais que desenvolvem programas de visitação em suas sedes e museus. O objetivo é planejar e executar ações conjuntas de programas de visitação, acessibilidade, preservação de patrimônio e acervos, qualificação e intercâmbio de profissionais envolvidos com a recepção e a condução de visitantes nacionais e estrangeiros.

 

O Viibra, oficializado com um protocolo de intenções no ano passado, inclui, entre outras instituições, as duas Casas do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado Federal -, os palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu, o Supremo Tribunal Federal, o Museu de Valores do Banco Central do Brasil, o Itamaraty, o Museu da Imprensa, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Centro Cultural Três Poderes – Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria e Museu da Cidade.

 

 

SERVIÇO

Local: Galeria de Arte do Salão Nobre | Edifício Principal | Câmara dos Deputados

Visitação: à partir de 29 de Maio. Sem data marcada para encerrar

Horário: das 9h às 17h

Entrada gratuita

Informações: (61) 3215-8080 | cultural@camara.leg.br

 

Candangos
Candangos

 

 

Vista Congresso do AnexoIV
Vista Congresso

 

 

Palácio
Palácio