Batalha do Jenipapo
A exposição faz parte de uma série de eventos — Histórias não Contadas — em que a Câmara pretende resgatar a memória de fatos desprezados ou omitidos pela história oficial. "Com isso, estamos contribuindo para que a história de nosso País não fique restrita aos circuitos acadêmicos e intelectuais e possa ser mais conhecida por todos os brasileiros. Afinal de contas, o conhecimento histórico é um instrumento indispensável à construção da cidadania e ao fortalecimento de nossa identidade cultural", ressalta o consultor legislativo e curador do Centro Cultural Ricardo Oriá.
As obras ficarão expostas até o dia 19 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no corredor de acesso ao Plenário.
História
A Batalha do Jenipapo foi um confronto entre partidários da independência brasileira e as tropas portuguesas, ocorrido no dia 13 de março de 1823, às margens do riacho de mesmo nome, no atual município de Campo Maior, no Piauí. A batalha é considerada fundamental no processo de independência e consolidação do território brasileiro.
Embora tenha ocorrido em um único dia, o conflito foi um dos mais violentos da história, deixando um saldo expressivo de mortos e feridos de ambos os lados. Os brasileiros perderam a batalha, mas não a guerra da independência.
Exposição "Histórias não Contadas: A Batalha do Jenipapo no Processo da Independência do Brasil"
Cerimônia de abertura: terça-feira (11), às 11h no Hall da Taquigrafia
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 19 de março
Informações: (61) 3215-8080 | cultural@camara.leg.br