Café do Brasil
A exposição aborda, por diversos ângulos, a trajetória do grão que tem um papel significativo na economia nacional. A visitação começa dia 19 de setembro e fica até 9 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 17h, no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra tem papel sócio-educativo, apresentando uma linha do tempo com a trajetória do café de maneira sintética e completa, desde seu surgimento na Etiópia, no século VI, até os dias atuais.
Com curadoria do historiador Casimiro Neto, a exposição traz fotos dos fotógrafos Guilherme Gaensly, que retratam a indústria de café e as fazendas de São Paulo durante a virada do século XIX, e Essio Pallone Filho, que retratou fazendas de São Carlos, no interior paulista, em preto e branco. Além disso, imagens capturadas por profissionais do Sesc apresentam o plantio atual de café orgânico em seis fazendas de São Paulo e uma no Distrito Federal.
Também serão exibidos diferentes tipos de grãos de café, além de objetos históricos cedidos pelo Museu de Ribeirão Preto, que acrescentarão a percepção dos visitantes. O Brasil é considerado o maior produtor e exportador do grão, além de ser o segundo mercado consumidor do mundo. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Serviço
Exposição “Café do Brasil”
Visitação: 19 de setembro a 9 de novembro, das 9h às 17h
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Classificação: livre
Entrada franca
Informações: 0800-619 619 / cultural@camara.leg.br