Arte Cidadã VIII

Cinco artistas de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal participam da 8ª edição da mostra coletiva Arte Cidadã. A abertura acontecerá dia 04/11, às 18h30, na Galeria de Arte do 10 º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados. A entrada é franca.
29/10/2014 17h10

O projeto é uma iniciativa do Centro Cultural Câmara dos Deputados e tem o objetivo de abrir espaços expositivos para novos talentos da arte brasileira. Este ano participarão os artistas: Akarneiro, da Bahia, Bráulio Bittencourt, de Minas Gerais, e os brasilienses Paulo Maurício, Pedro Gadelha e Taigo Meireles. Eles apresentam técnicas diversas, do realismo ao expressionismo.

Autodidata e multifacetado, Antônio Karneiro apresenta quatro obras em óleo sobre tela que seguem o estilo clássico das escolas europeias – realismo, impressionismo, surrealismo, cubismo e o expressionismo –, mas também passeiam pela pop arte. Ele utiliza temas recorrentes, com objetos que fizeram parte de sua infância sertaneja, como cercas, potes de argila, mulheres grávidas e casebres rústicos.

Já o artista mineiro Braulio Bittencourt participa com quatro obras que utilizam técnica mista sobre tela.

O pintor Paulo Maurício nasceu em Petrópolis (RJ) e radicou-se em Brasília em 2002. Deficiente visual, com campo de visão inferior a 70 % de uma visão normal, ele traz quatro telas de pop arte pintadas em acrílico sobre tela. A temática gira em torno do cotidiano humano, com automóveis e outras imagens com cores e formas em perspectiva.

Pedro Gadelha trabalha de forma artística maquetes e dioramas que imitam a realidade da arquitetura integrada à natureza. Partindo de projetos próprios ou reproduzindo situações já existentes, o artista procura dar seu toque pessoal a quatro maquetes, com um alto nível de detalhamento. Ele aproveita suas obras para homenagear outros artistas de diversas áreas em seu trabalho.

O pintor Taigo Meireles é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília – UnB e lecionou pintura na Faculdade de Artes Dulcina de Morais.  As quatro obras que serão expostas são baseadas em pesquisas realizadas em jornais e wikipédia para encontrar os elementos que darão ideia às telas. Utiliza tinta, reproduções e fotografias.

 

SERVIÇO

Exposição Arte Cidadã

Local: Galeria de arte do 10 º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados – Brasília-DF

Encontro com o artista 

Data: 04/11, às 18h30

Aberto ao público e imprensa

Visitação

Visitação: de 03 a 27 de novembro de 2014, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 17h

Entrada Franca

 

 

 

 

 

 

 

ENCONTRO COM O ARTISTA

Veja aqui a entrevista

Conteúdo relacionado
Arte Cidadã VIII