Quadrantes 3

Inaugurada a terceira edição da mostra fotográfica Quadrantes. Aberta à visitação até 07/11 na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV, a exposição destaca os trabalhos de Gisa Müller, Luca Bonacini, Philipi Bandeira e Tayana Cruz.
02/10/2018 09h10

A mostra Quadrantes 3 reúne fotos sobre quilombolas, indígenas, arquitetura e Sarajevo.

Carioca radicada em Brasília, Gisa Müller dedicou-se às manifestações religiosas do povo Kalunga, comunidade quilombola que construiu sua cultura ao longo de quase 300 anos de isolamento em Cavalcante (GO). O projeto “Retratos da Fé Kalunga” registra a festa da romaria do Vão do Moleque, uma das celebrações da comunidade.

Sociólogo de formação, Luca Bonacini nasceu em Roma e dedica-se à fotografia documental. Seu trabalho envolve dípticos — imagens que decorrem da interação entre a subjetividade do fotógrafo e o ponto de vista do fotografado – registrados em Sarajevo. “Pessoas e palavras de Sarajevo” ilustra aspectos distintos da vida da população local 20 anos após o fim da guerra.

“Gavião: Paideia Parkatejê”, do documentarista brasiliense Philipi Bandeira, enfoca os jogos e festas tradicionais dos Gavião do Pará, indígenas que vivem na aldeia Parkatejê, em Bom Jesus do Tocantins (PA). O ensaio se deu por ocasião da mobilização comunitária em torno da produção de um livro e da gravação de um filme sobre o cacique Krokrenum.

Tayana Cruz nasceu em Salvador e é arquiteta. “Arquitetura: uma poesia da forma” trata das edificações e dos monumentos antigos, entre outras formas arquitetônicas das cidades europeias que visitou em 2016 – muitas delas berço de civilizações de extrema importância na produção arquitetônica mundial.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Exposição coletiva Quadrantes 3

Fotógrafos: Gisa Müller, Luca Bonacini, Philipi Bandeira e Tayana Cruz

Visitação: de 03 de outubro a 07 de novembro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Entrada franca

 

Quadrantes 3
Foto: Najara Araújo / Acervo Câmara dos Deputados

Quadrantes 3
Foto: Najara Araújo / Acervo Câmara dos Deputados

Quadrantes 3
Foto: Najara Araújo / Acervo Câmara dos Deputados

Quadrantes 3
Foto: Najara Araújo / Acervo Câmara dos Deputados

selecionado por edital novo