Quadrantes 3
A mostra Quadrantes 3 reúne fotos sobre quilombolas, indígenas, arquitetura e Sarajevo.
Carioca radicada em Brasília, Gisa Müller dedicou-se às manifestações religiosas do povo Kalunga, comunidade quilombola que construiu sua cultura ao longo de quase 300 anos de isolamento em Cavalcante (GO). O projeto “Retratos da Fé Kalunga” registra a festa da romaria do Vão do Moleque, uma das celebrações da comunidade.
Sociólogo de formação, Luca Bonacini nasceu em Roma e dedica-se à fotografia documental. Seu trabalho envolve dípticos — imagens que decorrem da interação entre a subjetividade do fotógrafo e o ponto de vista do fotografado – registrados em Sarajevo. “Pessoas e palavras de Sarajevo” ilustra aspectos distintos da vida da população local 20 anos após o fim da guerra.
“Gavião: Paideia Parkatejê”, do documentarista brasiliense Philipi Bandeira, enfoca os jogos e festas tradicionais dos Gavião do Pará, indígenas que vivem na aldeia Parkatejê, em Bom Jesus do Tocantins (PA). O ensaio se deu por ocasião da mobilização comunitária em torno da produção de um livro e da gravação de um filme sobre o cacique Krokrenum.
Tayana Cruz nasceu em Salvador e é arquiteta. “Arquitetura: uma poesia da forma” trata das edificações e dos monumentos antigos, entre outras formas arquitetônicas das cidades europeias que visitou em 2016 – muitas delas berço de civilizações de extrema importância na produção arquitetônica mundial.
Confira aqui o catálogo virtual da mostra.
Exposição coletiva Quadrantes 3
Fotógrafos: Gisa Müller, Luca Bonacini, Philipi Bandeira e Tayana Cruz
Visitação: de 03 de outubro a 07 de novembro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada franca