Carinhos d'Alma: rumo ao essencial
Mineira de Belo Horizonte, Patrícia Krug é portadora de doenças crônicas, a princípio incuráveis, que sempre a fizeram sentir muitas dores. Após sofrer uma embolia pulmonar em 2007, começou a repensar a vida e, incentivada por um amigo médico, decidiu fazer da arte uma terapia para encontrar conforto físico e emocional, fatos que amenizaram a dor que sentia diariamente há 12 anos. Em 2012, começou a expor seus quadros pela rede social Facebook, sempre com comentários sobre suas doenças - esclerodermia e espondiloartrose -, com o objetivo de conscientizar a sociedade para as necessidades do portador de doença crônica no Brasil.
Os 16 quadros pintados pela artista - marcados pelo colorido intenso e delicadeza nos traços - retratam sua própria vida: momentos, dores e vitórias conquistadas, que se transformaram nas obras apresentadas nesta exposição. Suas primeiras pinturas, em 2007, utilizaram a técnica acrílica sobre madeira e, em 2008, incorporou a técnica de recorte em canvas. Em 2009, em meio a uma fase complexa de dores e muitos conflitos, pintou seu quarto quadro. A quinta pintura foi sobreposta à quarta, na qual manteve apenas os três elementos que considera principais em seu desenho, sob uma nova forma de interpretar aquele momento da sua vida, isto já em 2010.
A artista, formada em Administração de empresas no Espírito Santo, é militante da divulgação da doença esclerose sistêmica das doenças raras e também escreve em seu Blog: Dor sentida em arte.
A Bailarina
Eu interior
O jardim das vaidades
Patrícia Krug
SERVIÇO
Exposição Carinhos D’Alma: Rumo ao Essencial
Abertura (Encontro com o artista )
Local: Câmara dos Deputados – Anexo II - Espaço do Servidor – Brasília-DF
03 de dezembro às 17hs
Visitação
03 a 12 de dezembro de 2013 de segunda a sexta, das 9 às 17 horas
Entrada Franca
Informações (61) 3215-8080 / cultural@camara.leg.br
Veja aqui a entrevista