Exposição Douglas Marques de Sá - 50 anos da UNB
Uma antologia da obra do artista plástico Douglas, falecido em 2010, será exibida ao público na galeria do 10º andar do anexo IV da Câmara Federal. Com abertura no dia 4 de setembro, às 19horas.
Os visitantes poderão conhecer parte inédita e importante da expressiva obra daquele que foi um mestre da figura e dos objetos do cotidiano. Em sua poética visual estão presentes os códigos da moderna estética brasileira, que na arte de Marques de Sá se traduziram em cores e formas muito pessoais.
Suas pinturas, sempre estruturadas em manchas e veladuras produzem no olhar do espectador a dúvida e a indagação sobre o que se vê, porém o conjunto das composições é percebido por sua constante beleza.
Entre as obras, haverá a projeção do vídeo sobre a trajetória de Douglas Marques de Sá, que apresenta os depoimentos de Wagner Barja (Museu Nacional), da arte educadora Marília Panitz, da curadora Grace de Freitas e do historiador de arte Pedro Alvim, professores do Instituto de Artes (IdA) UnB, e na abertura, será distribuído um catálogo da exposição. Este projeto conta com o FAC (Fundo de apoio á Cultura-GDF) e a Câmara dos deputados.
Seu trabalho expressa, dentro do que se compreende por “figurativo”, codifica e organiza um sistema pictórico, baseado na observação e estudo do mundo e dos objetos que o cercam. Das Paisagens às Naturezas-Mortas, institui uma organização espacial, instaura códigos cromáticos, experimenta novos suportes e trabalha com diferentes materiais. Com fortes contrastes e impregnada de cores, sua pintura brota com natural expressividade de lembranças, sensações, recortes do pensamento em diversas associações. Ao invés de alusões diretas a um repertório de imagens prefixadas, capazes de inscrever o artista na sua geração, como um representante da linguagem de vanguarda, temos apenas a resistência do artista que se reserva, simplesmente, a autonomia do processo imaginativo, quer dizer, sobre a capacidade de traduzir imagens mentais em imagens visuais. (Grace de Freitas)
Mostrar sua produção, por meio de uma exposição, um catálogo, será nessa oportunidade, mais uma forma de reconhecimento ao consagrado artista, que escolheu Brasília para viver e trabalhar, e implica não só uma visão sistemática de seu próprio percurso, como também mostra um dos caminhos propostos na construção do fato artístico brasileiro.
Douglas formou-se em Pintura pela Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Reconhecido como um grande mestre e, uma referência como habilidoso formador de artistas de várias gerações, em sua atividade como professor, Douglas foi Professor na UNB e deixou um legado para novas gerações no cenário da cultura visual brasileira. Além de participar por duas vezes da Bienal de São Paulo, Douglas recebeu em 1966 o prêmio Viagem ao Estrangeiro, no XV Salão Nacional de Arte Moderna, considerada uma das principais premiações nas Artes na época.
Entre os desdobramentos comprováveis, esta o fato do enriquecimento identitario do cidadão brasiliense por meio da valorização cultura visual local, somando-se ainda, ao caráter informativo do projeto, nos testemunhos em vídeo e textos da publicação, sobre o acervo do expressivo artista, num contexto da historia da arte e da Arte-Educação no DF.
Das características pedagógicas deste projeto somam-se ainda, ao estimulo e o reconhecimento publico da importância da preservação da coleção de obras de um importante artista e arte- educador da cidade.
Serviço
Exposição Douglas Marques de Sá”
Cerimônia de abertura:
Data: 4 de setembro de 2012.
Hora: 19 horas.
Local: Câmara dos Deputados, Anexo IV – galeria do 10º andar.
Visitação:
Data: 04 a 27 de setembro.
Segunda à sexta-feira, das 9h30 às 17h30.
Local: Câmara dos Deputados, Anexo IV – galeria do 10º andar.
Livre para todas as idades.
Entrada Franca.
marcação de visita monitorada: 30361057