UM BRASIL ENCANTADO - Obras de Marcela Ferreira

marcela ferreiraA exposição “Um Brasil Encantado” traz ao público a mais recente série de trabalhos da escultora Marcella Ferreira. Inspirada nos seres do folclore brasileiro, suas peças reverenciam o imaginário popular. São expressões de uma cultura que mesclou elementos europeus, africanos e ameríndios, para que desse imenso caldeirão surgissem criaturas habitantes das matas, dos igarapés, dos ares ou simplesmente frutos da imaginação. A exposição contará com mais de trinta peças executadas em técnica mista, entre elas; papietagem , papel machê, colagem, desenho,  pintura  e bordado misturados. O papel machê é a matéria principal. Os trabalhos se dividirão entre pequenas esculturas, móbiles, quadros e dioramas (caixas com cenas em três dimensões).

Graduada em Belas Artes pela UFMG em 2002 , com habilitação em escultura, a artista participou de diversas exposições coletivas em Belo Horizonte e São Paulo. Voltou para Brasília em 2003, dedicou-se à arte. Não parou de desenvolver sua formação. Participou de cursos livres de escultura, cenografia e produção de bonecos. Segundo Marcella, o tema “Folclore Brasileiro” normalmente se vê representado pela mesma galeria de seis ou sete personagens, o que acaba por camuflar a verdadeira exuberância da cultura popular brasileira. Seres como o Ipupiara, a Pisadeira e a Mboiaçu são exemplos de personagens que vão desaparecendo com o passar do tempo.  Levando em consideração que a mitologia de um povo é em muito reveladora de sua formação e identidade, um trabalho de valorização de nossas raízes e que objetiva chamar atenção para sua beleza, tem importância assegurada.

 

“Marcella cultiva especial estima pela dimensão fantástica. Suas peças em papel machê nascem de um jogo entre o real e o onírico. As figuras esguias exalam sensualidade e doçura!... O resultado é a convivência harmoniosa de múltiplas técnicas artísticas: recortes, bordados, aguadas de tons vivos, colagens e tantos outros pequenos segredos.

Segredos, que o público agora poderá se aventurar a decifrar, escondidos nas nuvens, na asa dos passarinhos, nas escamas douradas da sereia, nos astros soberanos do firmamento, no galope celeste, nos redemoinhos de folhas secas, nas ondas bravas do mar e na delicadeza das flores. Tudo isso é sonho. Tudo isso é papel. Tudo isso é Um Brasil Encantado.”

Tiago Botelho (Curador)

 

SERVIÇO

 

“Um Brasil Encantado” – Marcela Ferreira

 

Data: 03/10/2012 à 25/10/2012

Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada franca

Realização – Câmara  dos Deputados