GABINETE DE ARTE - Obras de Ferreira

g.artes - ferreiraJosé Ferreira de Carvalho, conhecido simplesmente por Ferreira, é um legítimo representante da arte pernambucana contemporânea. Pintor, escultor, ceramista e vitralista, nasceu no Recife em 1949 e tem suas raízes no barro da Zona da Mata e no chão batido do Sertão Pernambucano.

Suas pinturas e esculturas são interpretações únicas de dezenas de referências culturais e estilísticas. Ferreira faz do seu dom uma interpretação do mundo, seja ele real (de carne, penas, ossos e cascos) ou fantástico. Seres humanos e animais são fragmentados e depois trazidos à uma nova existência, sejam eles reais ou imaginários, sejam feitas em metal, barro ou pintados em tela. O artista transmite paixão e alegria sempre em cores fortes e cenários vibrantes, que unem o popular ao erudito e o sacro ao profano. Outra marca presente em sua obra é a sensualidade, que não precisa ser explícita para transmitir a paixão inerente às suas obras.

As obras de Ferreira foram reconhecidas publicamente por grandes mestres como Gilberto Freyre, Ariano Suassuna e João Câmara. “Seus quadros minúsculos, coloridos, de azuis escuros e amarelos vivos têm a alegria e a invenção arbitrária de certas composições e festas infantis” (Ariano Suassuna)

 

 

Serviço:

 

Local: Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados.

Visitação: De 01 de fevereiro a 25 de março, aos sábados, domingos e feriados.

Hora: Das 9 às 17 horas

Visita guiada com saída a cada meia hora do Salão Negro.

Entrada gratuita

Realização Câmara dos Deputados