DOS PLANOS QUE VOAM - Mostra coletiva de desenhistas de Brasília
O Desenho é a expressão
Não importa a técnica
São 21 artistas em fases distintas da carreira, mas com um traço em comum, o recorte do mundo pelo desenho. Como diz a curadora Suzzana Magalhães, seja carvão, grafite ou até mesmo uma tablet, todos estes materiais se prestam à concepção mental de linguagens variadas: a imagem surge das manchas delicadas que a água e O pigmento projetam sobre um papel; surge dos riscos que rasgam a pele e marcam no corpo o traço do tatuador; da impressão que a ponta seca deixa sobre a chapa de cobre da matriz de uma gravura...
A exposição “Dos Planos que Voam”, que será aberta na próxima terça-feira, 9 de agosto, na Galeria do Anexo IV da Câmara dos Deputados junta artistas iniciantes com veteranos professores, voltados para o desenvolvimento de técnicas que traçam movimento e objetivos com linhas de nanquim, o vidro, o pastel seco, o carvão, a canetinha ou o café que servem ao desenhista tanto quanto um lápis, manchando o papel, representando um desejo, um anseio do artista. A ideia motora é transmitir um conceito, um pensamento, por meio de soluções gráficas, utilizando suportes diversos.
Muitos desses artistas nunca tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos em Brasília, cidade onde nasceram ou pela qual foram adotados. Entre eles, alguns são professores na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e da Universidade de Brasília, outros têm exposições em Londres e Nova Iorque no currículo. É o desenho que junta todos estes nomes emergentes no cenário artístico brasiliense, é graças a ele que essa mostra pode se realizar. Participam da exposição: Amanda Rabelo, André Lins, Clarissa Paiva, Roberto Dagô, Daniel Lopes, Fernanda Dusek, Fernando Nisio, Helder Spaniol, Júlio Cesar Lapagesse, Luciana Bastos, Luiz Veras, Maíra Figueiredo, Pedro Ivo Verçosa, Rachel Vellego, Raquel Mendes, Renata Rinaldi, Sara Scholze, Taiom, Virgílio Neto, Lauro Gontijo e Renato Moll.
Serviço
Exposição coletiva de desenhos “Dos Planos que Voam”
Abertura: 09 de agosto de 2011, às 19 horas, na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Visitação: 10 de agosto a 02 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas
Entrada franca
Livre para todas as idades
Realização Câmara dos Deputados