DIÁLOGO ENTRE TESSELAS - Grupo Ciranda do Mosaico

dialogo entre tesselas - imagem para netGrupo Ciranda do Mosaico apresenta exposição coletiva de 11 artistas com 34 obras de arte musiva – trabalhos com mosaicos. A mostra Diálogo entre Tesselas poderá ser visitada de 06 a 29 de dezembro de 2012 na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

 

A palavra "mosaico" tem origem na palavra alemã moussen, a mesma que deu origem à palavra "música", que significa "próprio das musas". É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à 1438, período grego-romano. O Mosaico na linguagem artística é um desenho feito com vários materiais (pedras, vidro, areia, conchas, cerâmica, azulejos...), de várias cores, cortes e tamanhos. São, portanto, pedaços separados, mas que formam um todo - uma composição. A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas - nome dado a toda espécie de rocha natural, esmaltes artificiais e cerâmica que são cortadas em forma de cubos. Dois aspectos que mais caracterizam a arte musiva – relativa a mosaico -  são a maneira de cortar as pedras e o modo de colocá-las, que permanecem quase imutáveis há mais de 3.000 anos. 

 

                O lado artístico do mosaico continua requerendo de seus profissionais uma especial sensibilidade plástica. Uma das técnicas para realizar um mosaico é com o método direto, e a outra, o método indireto. O primeiro, também conhecido como bizantino ou ravenato, consiste na colocação das tesselas diretamente na parede, ou em uma base estável, utilizando uma mistura de cimento com pó de mármore, ou ainda, argamassas especiais de secagem rápida. O método indireto, conhecido como “veneziano”, é aquele em que a composição da decoração em mosaico é preparada sobre papel (ou tela), às avessas, isto é, colocando as  pastilhas no papel, pela face que ficará exposta depois de colocado o trabalho na parede. O mosaico é o tipo de arte viável para espaços públicos, principalmente por sua qualidade, beleza, versatilidade e diálogo com áreas como paisagismo, decoração, arte e educação.

 

O grupo Ciranda do Mozaico participa com nove dos onze artistas que participam desta mostra. Cada artista cria uma parte da imagem, que juntas formam um mosaico em painéis e intervenções urbanas espalhadas por Brasília, pelo Brasil e por outras partes do mundo. Hoje, elas (as obras) fazem parte do patrimônio cultural da cidade e possibilitam a valorização cultural dos espaços urbanos em diferentes pontos da cidade. A interferência visual no urbano com a arte musiva é feita pelo grupo com técnicas e materiais diversificados, em parceria com o setor público ou privado.

 

 

Nesse construir e compartilhar o que embeleza o espaço público, o grupo fortalece a vocação do ser humano: estabelecer relações sociais, criando o novo, nossa tarefa essencial.”

Shirley Neves

Curadora

 

Artistas

 

                Aline Ribeiro Galvão (Brasília - DF / ribacaline@yahoo.com.br) – Começou a trabalhar com mosaico em 2002 na universidade de artes, em Brasília e, em 2006, foi destaque na exposição “Paisagens Fragmentadas”, no Teatro Nacional. Possui painéis e esculturas espalhadas por Brasília, algumas estão na estação do metrô da quadra 102 sul, na biblioteca da quadra 506 sul, nos colégios Soma, Anchieta e Colégio do Sol. Também podem ser vistas nos bairros Cruzeiro, Taguatinga e Lago Norte.

 

Célia Rosa (Brazópolis - MG / mcfr70@hotmail.com) - Mudou-se para Brasília em 1967 e, em 1972, formou-se em letras no Centro Universitário CEUB. Especializou-se em artes visuais e artes cênicas na Universidade de Brasília e lecionou as matérias ...nas escolas de ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também metodologia do ensino de artes e estágio supervisionado na FADM (DF).

 

                Celeste Liporoni  (Pedreiras – MA / celesteliporoni@yahoo.com.br) -  Em Brasília desde 1966, começou a trabalhar com arte musiva em 2002 e a mostra de maior expressão da qual participou foi Reflexos, com o grupo Ciranda Mosaico na LBV. Tem trabalhos expostos em vários locais do Distrito Federal, entre eles o painel da estação do metrô da quadra 102 sul, onde o grupo homenageia Athos Bulcão.

 

                Dulclerci Sternadt (Florianópolis – SC / sternadt@gmail.com) – Nascida em Florianópolis, em 2003 foi morar em Portugal, onde amadureceu seu lado artístico. Ao chegar a Brasília, em 2008, dedicou-se exclusivamente às artes e concentrou sua produção, principalmente, no mosaico e no desenho a nanquim.

 

                Edna Mara (Rio de Janeiro – RJ / edna@desenvolvimentointerior.com.br) - Veio para Brasília em 1961 e estudou pintura em tecido e em porcelana, além de óleo sobre tela e arte em cerâmica, quando se encantou com o mosaico. Participou de exposições coletivas e individuais em Brasília e Curitiba. Entre elas a exposição Diferente Expressões de Arte, em 2008, no Palácio da Justiça (DF) e a Exposição de Mosaicos, Depoimentos com Bea Pereira & Os Mosaicistas Participantes, em 2009, no Mezanino do Memorial de Curitiba. Foi vencedora do concurso de Mosaicos do Depósito da Ordem na categoria de melhor acabamento com o tema Utilitários, em 2005. Tem alguns trabalhos editados no livro de Bea Pereira: Mosaico Sem Segredo e trabalhos na 1ª edição de Mosaico na rede magazine, na Revista On line Year Book e Revista Casa dois: Arte com as Mãos Mosaicos nas edições nº 33 e 34, no Brasil.

 

                João Esgalha (Araçatuba – SP / jesgalha@uol.com.br) - Em Brasília desde 1977, iniciou-se nas artes - fotográfica e musical - aos oito anos. Em 1999 estudou pintura espatulada e acadêmica e participou de exposições no Ministério da Marinha e na CODEVASF, entre outras. Apaixonou-se pela arte musiva e, a partir de 2001, dedicou-se a ela. Associado ao grupo Ciranda do Mosaico de Brasília,  participou da elaboração de diversos projetos e painéis hoje expostos em vários locais do DF como a Biblioteca Demonstrativa e o Jardim Botânico, com destaque para o painel instalado na estação da quadra 102 sul do Metrô.

 

                Margarete Medeiros (Belo Horizonte – MG / margarete.medeiros@gmail.com /www.tocadomosaico.blogspot.com) - Veio para Brasília em 1958 , mas só começou sua trajetória na arte musiva em 2002. Participou de exposições individuais e coletivas, entre as quais merece destaque a Exposição de Painéis Coletivos com o Grupo Ciranda do Mosaico, em 2006. A artista tem trabalhos com o grupo expostos em vários locais de Brasília, como o Jardim Botânico de Brasília e a estação do metrô da quadra 102 Sul.

 

                Marlene Nóbrega (Goiânia-GO / marlenenobrega.wordpress.com) - Seu interesse pela arte começou quando mudou-se em 1985 para Roma, na Itália, onde permaneceu até 1995. Durante este período estudou história da arte e arte musiva. Entre 1995 e 2002, viveu em Santiago, no Chile, e estudou na Academia de Artes Martin Soria, além de frequentar um ateliê de pintura. Expôs seus trabalhos em diferentes eventos e ministrou aulas de mosaico em seu ateliê. Suas obras estão em países como: Itália, Chile, Mexico, Russia, Estados Unidos e Brasil. Atualmente vive  em Brasília e trabalha  com pintura acrílica, escultura em ferro e isopor. Cursou licenciatura em artes plásticas na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes , em 2011, e participou de diversas exposições coletivas e individuais. Foi premiada no 2º Salão de Artes Visuais - ACASO.

                Rosângela Evangelista (Conselheiro Lafaiete – MG / robsb2011@gmail.com) - Servidora pública e educadora de formação - Lecionou no Colégio Marista de Brasília e na Fundação Educacional -, apaixonou-se pelo mosaico ao trabalhar com cerâmica. Em suas obras, utiliza pastilhas de vidro, azulejo, murano, espelho, além de pequenas peças  que ela mesma confecciona na argila e em vários materiais. Participou de duas exposições individuais: na Justiça Federal  e no espaço Café Com Letras. É integrante de dois grupos de Arte Musiva: Ciranda do Mosaico e  Loucos de Pedra. Obras dos grupos podem ser vistas no Mercado Municipal de Brasília, na Biblioteca Demonstrativa, na estação do metrô na quadra 102 Sul e no Jardim Botânico, além de intervenções urbanas espalhadas pela cidade. Tem ateliê próprio e ministra curso de mosaico.

                Shirley Neves (Uberlândia – MG / shirleygneves@gmail.com, www.kawek.com.br/shirleygneves) - Psicóloga, mãe de cinco filhos e artesã, sempre teve a arte em seu ser, desde o preparo de biscoitos para as crianças até o trabalho com arte sacra e barroca. Em 2000 encantou-se com o mosaico e sua curiosidade a fez buscar diferentes técnicas e formas desta arte, identificando-se mais com pedras e vidros.

 

                Sontté (MA / soniateres@gmail.com) - A artista plástica tem múltiplas habilidades e vem, ao longo dos anos, navegando entre os diferentes tipos de expressões artísticas. Iniciou-se utilizando o grafite para retratar as mais profundas emoções humanas. Passou pela aquarela, óleo e acrílico sobre tela, além do pastel seco. Também utiliza a porcelana e a arte musiva para apresentar sua arte. Participou de exposições no Brasil e no exterior e tem intervenções urbanas distribuídas em vários pontos da cidade de Brasilia. É detentora de alguns prêmios e faz parte ao grupo Ciranda do Mosaico.           

  

SERVIÇO

 

Mostra Diálogo entre Tesselas

 

Cerimônia de abertura

 

Data: 11 de dezembro de 2012

Hora: 19 horas

Local: Galeria do 10 º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados

Entrada franca

 

Visitação

 

Período : 06 a 29 de dezembro

Horário: segunda a sexta, das 9 às 17 horas

Local: Galeria do 10 º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados

Entrada franca