HOLOCAUSTO NUNCA MAIS - Fotos do acervo de Ben Abraham

28/04/2010 17h00

Mostra na Câmara dos Deputados traz fotos e documentos do Holocausto

Sobrevivente dos campos de concentração durante a ocupação alemão na Polônia, o escritor e jornalista polonês Ben Abraham, 85 anos, participa da abertura da exposição "Holocausto Nunca Mais" que o Espaço Cultural da Câmara dos Deputados realiza de 15 a 26 de março na Sala de Exposições. A mostra , organizada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), é composta por 52 painéis com fotos, textos e documentos que retratam os campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com parlamentar o objetivo do evento é contribuir para a divulgação e o debate do temas ligados ao Holocausto e, principalmente, "não permitir que o mundo esqueça da maior tragédia sofrida pelo povo judeu". O parlamentar fluminense é autor da proposta que prevê prisão de até três anos para quem negar o Holocausto.

Em 2005, a ONU instituiu o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, como uma homenagem a ser realizada na data em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, Polônia, no ano de 1945.

Ben Abraham

Depois de passar pelos campos de Brauschweig, Watenstadt e Ravensbruck entre 1943 e 1945, acabou confinado em Auschwitz, onde sua família foi dizimada. Dentre 200 parentes seus apenas ele e um primo sobreviveram. Na noite de 1º para 2 de maio de 1945 foi libertado pesando 28 quilos, com tuberculose nos dois pulmões, escorbuto e disenteria com sangue.

Ben Abraham passou dois anos de sua vida sendo transferido em hospitais americanos pela Alemanha e conseguiu se recuperar Segundo ele "foi milagre; naquela época nem existia cura para tuberculose". Após a queda do nazismo, o jornalista prometeu a si mesmo como objetivo de vida contar à humanidade o "capítulo de perseguições, atrocidades e matanças" instituído por Adolf Hitler.

Em 21 de Janeiro de 1955, Abraham se estabeleceu no Brasil e se naturalizou em 1957. Diante de seu trabalho e quinze livros relacionados ao Holocausto, o jornalista recebeu inúmeras homenagens das quais se destacam a Chave de Ouro do Memorial Yad Vashem de Jerusalém e a Medalha de Honra ao Mérito da Universidade de São Paulo. Ben Abraham é vice-presidente da Associação Mundial de Sobreviventes do Nazismo.

 

Serviço

Exposição "Holocausto Nunca Mais".

Visitação

Local: Sala de Exposições - Edifício Principal da Câmara dos Deputados. (entrada pela Chapelaria)

Recomendado para todas as idades.

Entrada Franca.

Realização Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

Informações para Imprensa

Alessandra Rios.

Assessora de Imprensa.

Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.

3215-8080

: 15 a 26 de março de 2010. De segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.