CÂMARA DAS ARTES - Miguelianas de Miguel Gontijo

miguelianas

Miguelianas - Tudo que é Sólido Desmancha no Ar: Exposição do artista plástico Miguel Gontijo.

 

A exposição apresenta dez painéis dípticos – conjunto de duas telas que compõem uma obra -, textos, pinturas e desenhos que hora estão unidos, hora sozinhos. Sua pintura não é uma mera representação da realidade, mas uma recriação onde se conjugam a história, os mitos e as lendas; elaborados em vários tipos de superfícies e com algumas técnicas experimentais. Com humor, ironia e sarcasmo, suas pinturas nos levam a várias sequências privilegiadas da história, fazendo um relato dinâmico do mundo.

Gontijo recebeu o prêmio “Mário Pedrosa” em 2010,  como o artista de linguagem contemporânea, dado pela ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte. Também recebeu o primeiro prêmio na II Bienal de Arte Mística, em Governador Valadares – MG, em 1988, e já foi capa do catálogo telefônico da Região Centro Oeste de Minas Gerais, em 2001, além de vários outros prêmios.

 

Formado em História e pós-graduado em Arte e Contemporaneidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais, também cursou extensão em História em Quadrinhos, na PUC de Minas, além de participar do Congresso Internacional de Estética – Adorno, na UFMG, em 2003. Miguel Gontijo tem várias obras espalhadas pelo Brasil e Exterior. Elas estão no Museu de Arte de Belo Horizonte, na Caixa Econômica Federal de Goiânia e do Rio de Janeiro e no Museu de Arte Moderna de Santa Catarina, entre outras cidades brasileiras. Também estão no Chester Dale Foundation, em Washington, e no Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos.

 

Segundo o pintor, “As Miguelianas nasceram de uma tentativa de produzir uma série de pinturas que refletissem a iconografia de meu país e, essencialmente, a cultura do meu estado, Minas Gerais. Enfim, fazer um trabalho verde\amarelo. Ou melhor: vermelho e branco. Ser mineiro é gostar de citar Guimarães Rosa dizendo: ‘Minas é muitas’. Pessoalmente acho Minas muito igual, com características bem peculiares e unitárias. Seja pela sua paisagem, seja pelo caráter dos seus homens. O que Minas tem de ‘muitos’ são seus mistérios. E são nesses mistérios que pretendi me embrenhar.”

“Diante de um quadro de Miguel Gontijo, a primeira reação do espectador se realiza por um intenso mergulho na sensibilidade. O universo criado pelo artista desafia, subverte e propõe percursos inéditos em sua linguagem exclusiva, associados às propostas temáticas que o olhar de cada um absorve e tenta digerir. A experiência mostra que não existe espaço para a atitude passiva nesse cenário. A paisagem da obra é instigadora, intencionalmente dialética, sem limites no debate do conhecimento. Depois da visita, dificilmente você sairá desta exposição sem dialogar com o conteúdo vivo e intrigante de cada obra, mesmo porque ela não se reduzirá à permanência estática dos limites de uma parede”

José Alberto da Fonseca Curador

Serviço:

 

Local: Galeria do Salão Nobre

Visitação: De 11 a 29 de julho, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Hora: Das 9 às 18 horas

Entrada franca

 

Outras informações:

Curador: José Alberto da Fonseca

Telefones: (31) 9954 0080

fonseca-já@uol.com.br

 

Miguel Gontijo (artista)

Alameda Murici, 15  

D. Cabral – Belo Horizonte

Telefone: (31) 3375 8036

e-mail: miguelgontijo@hotmail.com.br