Visitantes podem aproveitar o feriado para conhecer o Congresso Nacional
Qua, 04 de Abril de 2012
De quinta a domingo, Câmara e Senado abrem as portas para brasileiros e estrangeiros
Os moradores de Brasília e turistas poderão aproveitar o feriado da Semana Santa para participar do roteiro de visitação da Câmara dos Deputados e conhecer melhor a Casa. Haverá visitas guiadas com saídas em intervalos de trinta minutos entre 9 e 17 horas todos os dias. O programa, que tem a finalidade de aproximar os cidadãos brasileiros e estrangeiros do Poder Legislativo Federal, começa no Salão Negro, ambiente comum tanto à Câmara quanto ao Senado. O acesso é feito pela rampa principal localizada em frente ao Congresso.
Ao chegarem ao Salão Negro, os visitantes se deparam com uma obra de Athos Bulcão, artista cujo trabalho está atrelado à história de Brasília. Suas obras estão espalhadas por murais, igrejas e monumentos da capital. Ao subir as escadas que chegam ao Salão Verde – espaço considerado o coração da Câmara dos Deputados - nota-se outra obra de Bulcão, dessa vez um painel de azulejos que reveste o jardim criado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Por ser feriado, os visitantes terão acesso ao Plenário pelas portas principais.
No Gabinete de Arte da Presidência da Câmara, os participantes poderão visitar a exposição Interlúdios de Brasília, do artista plástico gaúcho Joaquim Fonseca, um dos maiores desenhistas e aquarelistas em atividade no Brasil. A mostra é composta por 33 aquarelas que retratam, além das edificações modernistas de Brasília, que se tornaram cartões-postais e pontos turísticos de grande visitação pública, outras paisagens que revelam o cotidiano da população do entorno e das cidades-satélites.
Na Senado Galeria, os visitantes poderão conhecer a exposição 80 Anos do Voto Feminino no Brasil. São fotos, jornais e outros documentos históricos que narram a conquista do direito de voto pelas brasileiras. Os participantes da visita também passarão pela Praça das Bandeiras, onde a bandeira nacional e as outras 27 bandeiras das unidades federativas ficam expostas. Ao passar pelo Túnel do Tempo, também no Senado, os visitantes podem conhecer um pouco mais a trajetória política do Brasil. Logo após, os participantes se dirigem ao Plenário, onde a visita é encerrada.
Serviço
Visita guiada aos espaços do Congresso Nacional
Local: início no Salão Negro, edifício principal (entrada pela rampa)
Horário: das 9 às 17 horas, com saídas a cada meia hora
Data: de quinta a domingo (5 a 8 de abril)
Informações: (61) 3216-1768