Visitantes apreciam o quadro Tiradentes ante o Carrasco durante este fim de semana

06/02/2017 13h27

Sex, 27 de Janeiro de 2012 15:28 

Este final de semana, os visitantes do Congresso Nacional terão um encontro marcado com a história: o Gabinete de Arte da Presidência da Câmara dos Deputados apresenta o quadro Tiradentes ante o Carrasco, de Rafael Falco (*). A tela, que faz parte do acervo dessa Casa, poderá ser apreciada durante o tour do programa Visite o Congresso.

A famosa pintura, que retrata um dos momentos marcantes da história brasileira, quando o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado à forca, esteve em exposição no Palácio Tiradentes, antiga sede da Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro. Foi temporariamente transferida para o Palácio do Planalto, em Brasília, e escolhida para ilustrar, na moeda brasileira, as notas de cinco mil cruzeiros do Tesouro Nacional. Antes disso, em 1951, foi exposta no XVI Salão Paulista de Belas Artes, quando recebeu o prêmio Prefeitura de São Paulo.

Para visitar o Congresso Nacional e apreciar a obra, os interessados devem participar do programa Visite o Congresso. As visitas, guiadas, têm saídas a cada meia hora a partir das 9h30, com término às 17 horas. Não é necessário agendamento de grupos para o final de semana.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3216-1771 (dias úteis) ou (61) 3216-1768.

*1885, Oran, Argélia- 1967, em São Paulo, SP
Pintor e professor, aos três anos de idade transfere-se com sua família para o Brasil, radicando-se em Taubaté, SP, onde fez seus estudos. Mudou-se para a cidade paulista de São Carlos, onde lecionou desenho e francês na Escola Normal. Das suas obras, destacam-se “A Morte de Fernão Dias” e “Tiradentes ante o Carrasco”, a qual retrata os momentos anteriores à execução de Tiradentes.