Visitação encenada recebe nova Legislatura
Seg, 31 de Janeiro de 2011
Conhecer a Câmara dos Deputados é uma importante atividade cívica, mas também pode ser um evento cultural e envolvente. Entre os dias 29 e 31 de janeiro, a Casa ofereceu uma programação especial de visitas para receber cerca de 2.400 visitantes, entre eles, os deputados na nova Legislatura. Um calendário de visitações encenadas contaram a história da Câmara e da atividade parlamentar.
As visitas foram abertas a todo o público, mas o público alvo foi formado pelos deputados, seus parentes, amigos e demais convidados. O objetivo do programa foi oferecer aos deputados e deputadas uma experiência diferenciada sobre a Câmara, envolvendo suas dependências, evolução histórica e funções fundamentais à consolidação da democracia.
Participação ativa
Na visita de domingo, houve a presença da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que acabou participando da esquete realizada no gabinete do Presidente da Câmara. A convite do próprio ator, Benedita da Silva fez as vezes de “Líder do Partido da Comunidade”. E se divertiu em fazer parte da encenação. “Nós do Partido da Comunidade não vamos aceitar a supressão do artigo 3º da Medida Provisória que vai a Plenário”, brincou ela, na mesa de reunião do Colégio de Líderes, sobre a encenação que simulava uma reunião de líderes com partidos imaginários ligados a questões sociais.
Outro novo deputado que participou das visitações encenadas foi Jean Willis (PSOL-RJ). Jean se mostrou bem interessado durante toda a visita, ressaltando a qualidade do roteiro e da participação dos atores. O deputado também entrou no espírito da iniciativa e fez algumas perguntas, interagindo com os atores em cada esquete. “As visitas encenadas foram muito proveitosas porque uniram o lúdico ao pedagógico, fazendo o público entender melhor o processo legislativo e o próprio funcionamento da Casa”, declarou Jean.
Na segunda-feira (31), um grupo de Alagoas, partidário da deputada Célia Rocha (PTB-AL), acompanhou a visitação
encenada. A deputada esteve presente no ínicio da apresentação e se mostrou bastante motivada com o momento. “Estou extremamente feliz e acredito que todos vão gostar de conhecer a Casa”.
A esposa do deputado Rodrigo Garcia (DEM -SP), Luciana Garcia, também aprovou o modelo de visitação: “Eu gostei bastante. Já tinha feito uma visita normal, mas a encenada é muito legal”, disse. “Essa linguagem do teatro é muito interessante, pois é uma forma de ensinar de forma mais interessante”, concordou o produtor de teatro Paulo Alves.
As apresentações seguiram o roteiro habitual do programa Visite o Congresso. Os monitores conduziram os visitantes pelos espaços percorridos pelo programa de visitação. Os roteiros das esquetes foram elaborados pela companhia de teatro sob a supervisão da SrTur/Corep.