Visitação bate recorde no Domingo

05/05/2017 15h39

Ter, 11 de Janeiro de 2011

O ano de 2011 teve início com um número recorde inédito de pessoas visitando a Câmara dos Deputados. No último domingo (09/01) mais de 1580 visitantes, entre brasileiros e estrangeiros, tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo Congresso Nacional, onde conheceram os Plenários e os Salões que compõem o Palácio. Pela manhã foram verificadas cerca de 500 visitas, o que revela um registro de mais de 1.000 pessoas durante o período vespertino.

A notícia foi recebida com muito otimismo e satisfação pelo Setor de Visitação e Turismo, que reuniu esforços para que todos desfrutassem não apenas das belezas da Casa, mas também conhecessem a história de cada ambiente e o funcionamento dos trabalhos legislativos. Um dia antes, no Sábado, a visitação esteve fechada por conta de reformas que estão melhorando a estrutura e o aspecto visual de alguns pontos do Palácio.

A grande quantidade de visitantes dá fôlego para as projeções de que, em 2011, a Câmara atraia mais pessoas interessadas em conhecer o local de trabalho dos deputados federais. No ano passado foram cerca de 178 mil visitantes, número um pouco maior do que o registrado em 2009, que esteve em 177 mil.

O aumento ganha mais proporção se forem consideradas as reformas, que obrigaram o serviço de visitação a ser fechado em determinados períodos; a queda das expectativas envolvendo as festividades dos 50 anos de Brasília, depois das denúncias envolvendo o Governo do Distrito Federal; as eleições para presidente, governadores, deputados e senadores; e até a realização da Copa do Mundo de Futebol.

Para esse ano a ideia é tornar a visitação uma atividade mais procurada pelos cidadãos. A dedicação com que o Serviço de Visitação recebeu a grande demanda do último Domingo comprova que a Câmara dos Deputados está de portas abertas para prestar um atendimento cada vez melhor para a população.

O setor que coordena o planejamento, logística e execução das visitações trabalha, neste momento, no desenvolvimento de novos projetos para incrementar em quantidade de público e qualidade de prestação do serviço, a experiência cidadã de se conhecer o Palácio do Congresso Nacional.