Visita cívica e cidadã

10/02/2017 08h38

Ter, 12 de Abril de 2011

A Câmara recebeu, na tarde desta terça-feira (12), um grupo de 20 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Luziânia (Case). Participando do programa “Visite o Congresso”, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer melhor as dependências da Câmara e do Senado e ter contato com um pouco do cotidiano do Poder Legislativo.

Criado para atender adolescentes autores de ato infracional, encaminhados pelo Poder Judiciário, para cumprimento de medida ssocioeducativa de internação, o Case tem como objetivo maior assegurar a esses jovens os direitos estabelecidos na Constituição da República e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse último, em seu artigo 53, estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação e à cultura “visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania”.

Em sintonia com essa disposição legal, o programa de visitação ao Congresso Nacional possibilita, além de uma compreensão a respeito do funcionamento do Legislativo e o papel das duas casas, uma oportunidade de conscientização desses jovens acerca de sua própria cidadania, contribuindo para o seu retorno ao convívio social.

A Coordenadora Geral da Case, Bruna Facco de Mello, aprovou a experiência proporcionada pelo programa de visitação. Para ela, há pouco espaço para que as pessoas exerçam de fato a sua cidadania, sendo essa iniciativa de visitação da câmara muito importante para reverter esse quadro. “Foi uma oportunidade inesquecível. Acredito que cada um desses jovens sairá daqui diferente de quando entrou”, afirmou.

O visitante Moisés de Brito também fez um saldo positivo da visita, mas reclamou da falta de participação popular nas atividades do Congresso, o que, para ele, acaba refletindo no comportamento dos políticos do país. “O governo brasileiro tem a cara de seu povo”, criticou.