Tudo que você quer saber antes da sua visita

06/12/2016 07h04

Ter, 30 de Outubro de 2012

Durante a minha visita, posso assistir a uma sessão do Plenário ou das Comissões?
O percurso da visita institucional à Câmara inclui uma passagem pelo Plenário. Mas, se quiser, você pode vir a Casa exclusivamente para assistir aos trabalhos do Plenário e das Comissões, que são sempre abertos ao público.

Preciso usar traje social para assistir a uma reunião do Plenário ou das Comissões?
O uso de bermudas e camisetas regata para os homens só é permitido nos finais de semana e nos feriados. Durante a semana, venha como se veste normalmente – não há exigência de trajes sociais, como ternos ou vestidos.

Posso dar minha opinião durante os debates e votações?
Como em todos os parlamentos democráticos, não é permitido se manifestar durante os debates e votações a fim de não comprometer o andamento dos trabalhos. Nas reuniões das comissões, você fica no mesmo ambiente que os parlamentares e pode procurá-los individualmente para dar suas sugestões ou opiniões.

As redes de TV frequentemente mostram o Plenário vazio durante a semana. Onde estão os deputados nessa hora?
Eles podem estar em seus gabinetes atendendo lideranças e cidadãos, de onde assistem às sessões por um monitor; participando de seminários e audiências públicas para debater temas de interesse nacional ou dando entrevistas à imprensa. Os deputados também costumam acompanhar lideranças sindicais e empresariais, governadores, prefeitos ou vereadores em visitas aos ministérios em busca de projetos e recursos para as suas regiões.

Queria acompanhar o trabalho do deputado que elegi quando eu visitar a Câmara. É possível?
Sua visita não necessariamente coincidirá com o momento em que o deputado está em Plenário. Lembre-se, o trabalho dele não se resume apenas ao Plenário. Mas, no Portal da Câmara, você poderá acessar todas as informações sobre a atuação do seu parlamentar, tais como sua presença no Plenário e nas Comissões; como ele votou em cada proposição; a íntegra de seus discursos; os projetos que apresentou; e como ele utiliza a verba pública para desenvolver seu mandato.

Outro dia, vi na TV o Plenário cheio e muitos parlamentares em pé. Por que isso acontece?
O Plenário tem capacidade para 390 pessoas sentadas, número menor do que o de deputados (513). Assim, quando há um debate mais acirrado ou votação nominal, o recinto acaba ficando muito cheio. Mas isso não prejudica as votações: o sistema eletrônico é rápido, permitindo que os parlamentares votem e logo deem lugar aos colegas.

Soube que a Câmara promove seminários, exposições, lançamentos de livros e vários outros eventos. Eles são abertos ao público?
Sim. Esta é a sua Casa e você é bem-vindo em todas as atividades promovidas em seus auditórios, salões e demais dependências.

Há restaurantes e lanchonetes na Câmara? São abertos ao público?
Os restaurantes e lanchonetes da Câmara dos Deputados são abertos ao público e praticam os mesmos preços para visitantes, funcionários e parlamentares. A maioria deles é administrada pelo Senac, órgão ligado à Confederação Nacional do Comércio. Eles funcionam como escolas para a formação de profissionais do ramo de Alimentação.

Quanto tempo dura a visita?
O percurso foi planejado para que a visita dure no máximo 1 hora, mas isso vai depender do interesse do grupo. Quando o movimento é muito grande, esse tempo poderá ser reduzido para atender a todos.

O que verei no percurso da Câmara?
Você conhecerá o Salão Nobre, o Plenário e o Salão Verde, com suas obras de arte e a exposição dos Presentes Protocolares recebidos de autoridades de outros países que por aqui passaram. Eventualmente poderá apreciar alguma exposição institucional ou artística na Galeria do Salão Nobre, no Salão Negro ou no Salão Branco. Nos feriados e finais de semana, você visitará o Gabinete do Presidente da Casa, onde também são realizadas exposições culturais.