Timorenses conhecem a Câmara
Seg, 16 de Julho de 2012
A Câmara dos Deputados recebeu hoje (16) a visita de funcionários do Parlamento do Timor Leste. Além de conhecerem a Casa, os timorenses vieram à Capital a fim de que as relações entre os Parlamentos dos países fossem mais próximas e também para receber cursos de capacitação.
Com início no Salão Verde, a visita guiada mostrou aos parlamentares curiosidades e histórias dos objetos e construções presentes no local. Eles também visitaram o Senado Federal, o que é diferente para eles, já que lá o Parlamento Nacional é de câmara única, ao contrário do Brasil, que é bilateral. No Timor Leste, os membros são eleitos para um mandato de cinco anos através de voto popular. O processo de construção da administração do país ainda está em andamento.
Para o chefe do Serviço de Apoio ao Plenário do Parlamento timorense, Armando Machado, "há uma diferença muito grande (entre o modelo legislativo do Brasil e do Timor Leste). A Câmara dos Deputados é a casa do povo brasileiro. Já constituída há muitos anos, tem boas facilidades e tem pessoas suficientes para servir os deputados. Mas lá (no Timor) é um país ainda novo: fizemos nossa independência há dez anos. Ainda há muitas coisas que nós precisamos melhorar para servir nosso país", relatou.
Esta semana, os timorenses ainda irão conhecer a fundo o funcionamento da Câmara, em especial, do Departamento de Comissões (Decom), as práticas desenvolvidas no Plenário, a estrutura da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento (Cefor) da Casa.