Sextas Culturais

07/02/2017 10h34

Seg, 22 de Agosto de 2011

Atrelando lazer à cidadania, o projeto Sexta Cultural volta à agenda da Câmara dos Deputados neste ano. Após algum tempo de reestruturação, a iniciativa, que proporciona aos funcionários terceirizados sextas-feiras de lazer com seus familiares dentro das dependências da Casa, passa a acontecer duas vezes por mês.

O diretor da Coordenação de Relações Públicas, Flávio Elias, exaltou a importância do projeto como forma de “criar possibilidades de cultura, lazer e cidadania para os servidores da Câmara”. O diretor destacou, ainda, a importância da parceria entre a Câmara e a Associação dos Servidores Terceirizados do Congresso Nacional (Astecon) e anunciou novidades para essa nova fase.

O presidente da Astecon, Tetê Rocha, qualificou o programa como uma forma de inclusão social e cultural no Congresso Nacional. Rocha lembrou da situação de servidores terceirizados que trabalham na Câmara há muito tempo mas pouco conhecem sobre o funcionamento da Casa. “Temos pessoas que trabalham aqui há mais de 10 anos, mas não sabem o que é votado aqui”, afirmou.

A copeira Cecília Barbosa é uma dessas pessoas. Trabalhando na Câmara há 11 anos, afirma ser a primeira vez que visita o plenário do Senado. Acompanhada de seus dois filhos gêmeos, Arthur e Matheus Barbosa, não escondeu a satisfação com a participação no Sexta Cultural. “Foi uma oportunidade muito boa para começar a entender e mostrar para os meus filhos como funciona o Congresso”, disse.

Programação voltada para crianças

Se a intenção do programa era proporcionar um momento de confraternização na Câmara entre terceirizados e seus familiares, a presença delas não poderia faltar. Crianças de várias idades percorriam os salões e plenários da Congresso, tornando o evento muito mais do que uma aula de história, um despertar para a cidadania.

Após o roteiro de visitação, as crianças viram o auditório Nereu Ramos se transformar em uma grande sala de cinema, com direito a pipoca e tudo. O filme “Deu a louca na Chapeuzinho” fez sucesso com a garotada. Os gêmeos Arthur e Matheus Barbosa foram também iguais na resposta sobre a tarde na Câmara: “gostamos muito”.