Sexta cultural muda rotina de servidores da Câmara

05/12/2016 10h37

Seg, 19 de Agosto de 2013

Não é todo dia que trabalhar se torna um programa em família. Reunir familiares e amigos no ambiente de trabalho para uma tarde de atividades culturais e lúdicas é uma oportunidade única. Há nove anos, a Sexta Cultural da Câmara dos Deputados promove essa interação. Funcionários terceirizados e suas famílias são convidados a participar do evento que tem como objetivo oferecer a oportunidade de conhecerem melhor o papel institucional da Casa, e de proporcionar a todos maior acesso à cultura.

Marluce Santos trabalha há 16 anos na Casa e veio para a Sexta Cultural acompanha do marido, Antônio Raimundo Alves, e dos dois filhos. Ela trabalhou 11 anos como copeira e hoje trabalha como ascensorista. Alves não conhecia o local de trabalho de Marluce e se surpreendeu. “Nunca pude vir por conta do trabalho, mas agora estou de férias e a oportunidade surgiu. Depois disso, vou trazer a minha mãe que também nunca veio.” Eles e outras 170 pessoas participaram de toda a programação que começou com a recepção de boas-vindas no Salão Nobre, local onde são recebidas autoridades de todo o mundo. 

Depois, seguiram para a visita guiada pelos plenários da Câmara e do Senado, e Salão Verde, onde conheceram obras de arte de artistas como Alfredo Ceschiatti e Marianne Peretti. Já no Auditório Nereu Ramos, o grupo conheceu os novos uniformes dos funcionários terceirizados e participaram de palestras sobre preservação do patrimônio e sobre os dez anos de trabalho do EcoCâmara.

Parte da programação foi dedicada às crianças. As amigas Brenda Thalia Alves, Raylane Rodrigues e Natália dos Santos já participaram da visita institucional com a escola e aprovaram a experiência da Sexta Cultural. “Gostamos bastante. O mais legal foram os quadros do salão e tudo que a guia nos explicou”, afirmou Brenda. Elas assistiram ao espetáculo Baú de Histórias – Margarida e o Sabiá Encantado, do grupo Semente Companhia de Teatro, e também se divertiram com a animada apresentação da quadrilha Quebra Pau, de Taguatinga. Ao fim da tarde foi servido um lanche.

Até o fim do ano, outras três edições do evento estão programadas. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara dos Deputados e o Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), e com apoio da Chefia de Gabinete da Presidência e da Associação dos Servidores Terceirizados do Congresso Nacional (Astecon).