Servidores de diversas áreas da Câmara participam de curso para novos mediadores da Visitação
Qui, 07 de Março de 2013
O curso teve início no dia 25 de fevereiro e se estenderá até o final do mês de abril.
Organizado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento dos servidores da Câmara dos Deputados, o objetivo do curso é formar servidores para a realização das atividades de mediação do Programa de Visitação Institucional. Este curso está na segunda edição e foi disponibilizado para todo servidor interessado. A turma é formada por 25 servidores que foram aprovados no processo de seleção. A chefe do Serviço de Programas Institucionais e Relacionamento com a Comunidade do Departamento de Relações Públicas e Divulgação da Câmara dos Deputados, Déborah Achcar, explica que “o curso é importante por permitir aos participantes a mesma formação básica, o nivelamento do conhecimento e principalmente a possibilidade de representar ainda melhor a Câmara dos Deputados diante dos cidadãos que nos visitam”.
A aluna Maria Madalena da Silva Carneiro do Departamento de Polícia/Colog diz que seu principal objetivo em fazer o curso é a “possibilidade de aperfeiçoamento com novos conhecimentos e aprofundamento daqueles que já possuo, para repassar e disponibilizar a todos os visitantes que vou acompanhar nas visitas monitoradas”. Para Jacinta Luiza da Seção de Documentos Audiovisuais, também aluna do curso, a motivação para se inscrever foi a vontade de aprender mais e participar de uma atividade relevante para o cidadão. “Participar da Visitação Institucional é ser coadjuvante no processo de cidadania e inclusão da sociedade civil nos espaços onde ocorrem as decisões políticas; é mostrar ao público um misto de arte, centro cultural e arena decisória”.
Integram o rol de disciplinas do curso: o estudo da história do Poder Legislativo e de Brasília, o Processo Legislativo, aspectos arquitetônicos do Palácio do Congresso Nacional, patrimônio histórico e cultural da Câmara dos Deputados, além de técnicas de atendimento ao cidadão e de aperfeiçoamento vocal.
Visitação
O Programa de Visitação Institucional surgiu em meados de 1998 com os princípios e diretrizes da Política de Portas Abertas que permitiu, de forma sistemática e organizada, a entrada de cidadãos às dependências da Câmara dos Deputados como forma de aproximá-los de seus representantes eleitos e da própria instituição. Tem por objetivo estabelecer um diálogo confiante e permanente com o público que visita a Câmara dos Deputados, esclarecendo sobre o funcionamento e o papel do Poder Legislativo Federal, estimulando o exercício da cidadania.
O Programa de Visitação faz parte do Projeto ViiBra – Visitação Institucional Integrada em Brasília, que reúne profissionais dos órgãos da República e do Governo do Distrito Federal sediados na cidade, com o objetivo de oferecer ao visitante o melhor panorama das instituições que compõem o núcleo de poder em Brasília, unindo esforços rumo à excelência dos serviços.
A visitação institucional ao Palácio do Congresso Nacional acontece todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O atendimento ocorre das 9h30 às 17 horas, com a recepção feita pela rampa de entrada do Salão Negro. Grupos de mais do que 15 pessoas, ou com necessidades especiais, ou que necessite de tradução, nos seguintes idiomas: inglês, espanhol e/ou francês, devem agendar a visita preenchendo o formulário que se encontra no endereço: https://www.camara.leg.br/a-camara/conheca/visiteacamara/formulario-de-visitacao