Resquícios preciosos de História expostos na Câmara dos Deputados

05/05/2017 14h35

Sex, 04 de Março de 2011

A Galeria do 10º andar – Anexo IV, da Câmara dos Deputados, apresenta a exposição: “ Os Desenhos das Crianças de Terezín - Lembranças do Holocausto”, de imensurável valor histórico. Imagens e poemas retratam o sofrimento e as consequências das crueldades feitas às crianças pelos nazistas. Os autores das obras são, na maioria meninas com idades entre 10 e 15 anos, que, mesmo sem material suficiente, pintavam sobre quase qualquer superfície que havia por perto, com giz ou aquarelas.

A República Tcheca é um dos países onde judeus se refugiaram após a Segunda Guerra. Na cidade de Terezín, foi instalado um campo de concentração que, inicialmente, abrigou a população judia da Boêmia e da Moravia e, posteriormente, recebeu judeus de outras regiões da Europa. Mais de 135 mil judeus passaram por lá. Entre esses, 15 mil crianças, das quais pouco mais de cem sobreviveram à guerra.

Em meio ao contexto histórico e factual, bem conhecidos por nossa geração, sobressalta-se o lirismo. As crianças não tinham muitos recursos, mas tinham todo subsídio para preencher as telas: desespero, medo, dor. Dor física e na alma. Aliás, o que se vê nas telas não são o preto, o branco, ou qualquer outra cor. É a vida real que ali se explode em traços.

Serviço

Exposição Os Desenhos das Crianças de Terezín - Lembranças do Holocausto Local: Galeria do 10º andar – Anexo IV – Câmara dos Deputados Abertura: 2 de março, às 16 horas. Exposição: 3 a 30 de março de 2011 Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas.