Projeto Jovem Senador é destaque no Congresso Nacional

05/12/2016 10h36

Qui, 21 de Novembro de 2013 

Assim como a Câmara dos Deputados o Senado Federal também contribui para o exercício da cidadania jovem. Desde o dia 18 de novembro, 27 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal exercem, em Brasília, mandatos de senadores jovens, discutem projetos de lei e aprofundam conhecimentos a respeito da política brasileira. É o projeto Jovem Senador.

No dia 18, os jovens tomaram posse no plenário do Senado e tiveram três dias para debater e aprovar propostas. Neste ano, o destaque ficou para a área da educação, como a que inclui novos conteúdos à grade curricular, e a que cria novas regras para o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Na quinta-feira, 21, os trabalhos de simulação da atividade parlamentar foram encerrados em sessão plenária do Senado.

Em solenidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou a participação dos estudantes no projeto e afirmou que atividades como essa estimulam o exercício da cidadania jovem. “Ao acolher anualmente esses jovens, abrimos oportunidades para que possamos encontrar juntos os melhores caminhos e soluções para o nosso país.” Calheiros ainda incentivou os jovens senadores ao afirmar que o bom trabalho de todos os presentes podem se transformar em projetos de leis reais, como acontece também do Parlamento Jovem Brasileiro, projeto semelhante da Câmara dos Deputados.

Este ano, foram encaminhadas, ao todo, seis sugestões dos estudantes à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderão ser transformadas em projetos de lei. A votação, que foi conduzida pelo jovem senador da Bahia, Ivanlis Costa, durou quase toda a manhã e foi marcada por intensos debates sobre as propostas. Quase todas receberam emendas e ganharão agora redação final da Secretaria-Geral da Mesa antes de seguir para a CDH.

Jovem Senador

Os 27 jovens senadores escolhidos para esta edição do programa foram os vencedores do 6º Concurso de Redação do Programa Senado Jovem Brasileiro. O tema deste ano foi: "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação". Puderam participar todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, com idade até 19 anos.

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, os participantes. Para o ano de 2014, o tema já foi escolhido: "Se eu fosse senador”. O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Relações Públicas e da Secretaria Geral da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e das secretarias de estado de Educação.