Plenarinho promove debate sobre maioridade penal entre deputados e adolescentes

05/12/2016 10h38

Qui, 27 de Junho de 2013

As manchetes nos jornais às vezes nos assustam. Jovens de 15, 16 anos, matando pessoas com requintes de crueldade. São notícias diárias sobre a violência cometida por adolescentes.

Essas notícias levam algumas pessoas a defender a diminuição da idade para punição dos adolescentes, de 18 para 16 anos, por exemplo, o que é chamado de redução da maioridade penal. Mas muitas entidades dizem que essa não é a solução para os problemas de violência juvenil. Que é necessário acolher os jovens, dar-lhes educação e boas condições de vida, para que não entrem no mundo do crime.

E o que os jovens acham disso? Para promover o debate sobre o assunto, o Plenarinho está organizando um bate-papo entre deputados e crianças de duas escolas. Uma das escolas é o Centro Educacional Maria Auxiliadora, escola particular do Plano Piloto de Brasília, que vai trazer alunos do 9º ano. A outra é o Centro de Ensino Fundamental n. 18, de Ceilândia, escola pública que vai trazer jovens também do 9º ano.

Esses jovens estão recebendo visitas da equipe do Plenarinho, que está batendo papo com eles sobre o assunto. E no dia 1º de julho, segunda-feira, às 10h, no Auditório Freitas Nobre, na Câmara, essas duas turmas vão se encontrar com dois deputados: Érika Kokay e Izalci, que vão responder aos questionamentos dos jovens.

O Plenarinho está planejando o evento em comemoração aos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que será comemorado no dia 13 de julho.

Se você quiser participar pode mandar perguntas através do e-mail plenarinho@camara.leg.br ou pelo facebook https://www.facebook.com/plenarinho

Turma do Plenarinho
Fone: (61) 3216-1805/04