Participe de videochat com relator sobre proibição de inibidores de apetite
Ter, 26 de Fevereiro de 2013
A Coordenação de Participação Popular da Câmara vai promover um videochat pela internet amanhã (27), às 16h30, para que os cidadãos possam debater o projeto que proíbe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de cancelar o registro sanitário ou de impedir a produção e a comercialização dos inibidores de apetite sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.
O debate será feito com o relator da proposta (PL 2431/11) na Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ). Como o projeto ainda não foi votado pela comissão, este é o momento em que o relator pode ouvir a sociedade e acatar sugestões de mudanças no texto. Para participar do videochat, acesse o link que estará disponível no horário do bate-papo no portal Câmara Notícias.
Enquete
A Câmara está promovendo uma enquete sobreo assunto. Por enquanto, o resultado aponta que 95% dos participantes não concorda com a proibição de venda de inibidores de apetite, enquanto 3,6% concorda. Participe também: https://www2.camara.gov.br/agencia-app/listaEnquete
Restrições à venda
A venda de anfepramona, femproporex e mazindol está proibida pela Anvisa desde setembro de 2011. Já a venda da sibutramina ainda é permitida, mas o remédio só pode ser comercializado se o paciente assinar termo de esclarecimento sobre seus riscos.
De acordo com a Anvisa, com base em estudo da Câmara Técnica de Medicamentos, a sibutramina aumenta o risco cardiovascular nos usuários, enquanto os outros remédios apresentam graves riscos cardiopulmonares e ao sistema nervoso central.