Parlamento Jovem Brasileiro 2013 é apresentado a representantes de secretarias estaduais de Educação
Ter, 19 de Março de 2013
O V Encontro dos Coordenadores Estaduais do PJB, que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, na Câmara, deu início aos preparativos para a décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro.
A abertura do encontro, realizada na manhã de quinta (14), reuniu representantes de 20 secretarias estaduais de Educação. Na ocasião, o diretor do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), Paulo Lima Costa, e o diretor do Departamento de Relações Públicas e Divulgação, Pedro Noleto, destacaram a importância do programa para aproximar o cidadão do Parlamento.
Realizado desde 2004, o Parlamento Jovem já contou com a participação de 690 estudantes. O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens participam de debates e votações como se fossem deputados. Com isso, contribui para mudar positivamente a visão que eles têm do Poder Legislativo. Prova do sucesso e do envolvimento dos estudantes que já participaram é que quatro propostas apresentadas por jovens "parlamentares" já foram transformadas em Projeto de Lei. A intenção é que esse número aumente, assim como a demanda de inscrições, que só no ano passado atingiu um total de 1.149 de todos os estados.
Neste ano, o Parlamento Jovem vai acontecer de 22 a 27 de setembro. O mote da campanha de divulgação, apresentada pelo chefe da Seção de Criação do Serviço de Publicidade, Bruno Bitencourt, é "Você tem o perfil para mudar o País". A ideia é utilizar as redes sociais para chamar a atenção dos jovens e incentivá-los a se inscreverem no programa. Banners de mão em forma de "curtir" do Facebook e balões com falas serão distribuídos às secretarias estaduais de Educação para que cheguem aos alunos. A expectativa é que eles brinquem de tirar fotos e espalhem essas imagens pelas redes sociais, como Facebook e Instagram. "Os jovens gostam desse tipo de ação e isso acaba despertando a curiosidade deles sobre o projeto. É uma forma de atraí-los", explica Bruno Bitencourt.
As ações de divulgação do Parlamento Jovem Brasileiro começam ainda neste mês, e os alunos de 16 a 22 anos terão até o dia 14 de junho para inscrever o seu projeto na Secretaria de Educação do seu estado. Serão selecionados os 78 melhores projetos, e o autor de cada um deles virá a Brasília, em setembro, para, durante cinco dias, viver a experiência de atuar como deputado. (com informações da Agência Câmara Notícias)
Saiba mais acessando a Fan Page do Parlamento Jovem Brasileiro – 2013: https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro