Pacientes do Hospital Sarah Kubistchek visitam a Câmara dos Deputados

05/12/2016 10h38

Qui, 06 de Junho de 2013

As rampas do Congresso serviram de acesso a um grupo visitantes da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação nesta terça-feira, 04 de junho. O tour cívico feito pelos pacientes cadeirantes, profissionais da equipe médica e familiares, serviu como exemplo de cidadania e integração social. Vindos de estados como Paraná e Mato Grosso do Sul, os pacientes estão na capital para fazer um tratamento considerado referência mundial em neurorreabilitação, disponibilizado pelo hospital.

“A visita é fantástica, a arquitetura é bonita e diferente do que eu já tinha visto”, revelou o goiano Valtenes Jacinto Silva, que veio à Capital pela primeira vez. “Andar nas ruas é um esporte radical, ainda faltam algumas adaptações, mas, aqui dentro foi uma boa surpresa, achei a acessibilidade ótima!”

O passeio ao Congresso Nacional faz parte de um programa de inclusão oferecido pelo hospital. A cada dois ou três meses, os pacientes visitam locais como o Zoológico, o Parque da Cidade e outros pontos da capital como forma de reintegração ao cotidiano fora do ambiente hospitalar. “A proposta é aliar a oportunidade de sair do contexto da reabilitação, criando um momento cultural”, explicou a terapeuta funcional Patrícia Tavares Soares, responsável pelo grupo. O catarinense Gilberto Oliveira de Freitas elogiou a iniciativa: “O Sarah nos deu esse presente de conhecer essa Casa. É uma maravilha.”

Eles visitaram o Salão Verde e conferiram os presentes oficiais recebidos pela Casa antes de seguirem para o Salão Azul, onde encontraram por acaso Mara Gabrilli, a primeira deputada tetraplégica do Brasil. Em conversa rápida, o grupo esclareceu dúvidas sobre benefícios trabalhistas aos aposentados por invalidez e políticas públicas para pessoas com deficiência. “Ser reinserido é muito especial. Eu já passei por tudo isso e entendo o que eles estão passando”, comentou a parlamentar, que se diz feliz em poder representar a causa.