Organizadores do Câmara Mirim divulgam os três projetos selecionados para debate no plenário
Ter, 01 de Outubro de 2013
Programa promovido pelo Plenarinho simula sessão ordinária da Câmara dos Deputados com a participação de estudantes do 5º ao 9º ano
A organização do Câmara Mirim 2013 concluiu a análise de 414 projetos de lei enviados por crianças de todo o Brasil. Os três vencedores são os estudantes Maila Gabriela Miranda dos Santos, Eduardo Presswell Sandoval e Ana Clara Paim Silva. Em Brasília, eles defenderão seus projetos no plenário, no dia 22 de outubro.
O projeto classificado em primeiro lugar é de autoria de Maila Gabriela , aluna do 9º ano do Centro Integrado de Ensino Cremilda Oliveira Viana, escola pública do município mato-grossense de Primavera do Leste. Em sua proposta, o governo federal deverá ser responsável pela arborização das casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
Eduardo ficou em 2º lugar com um projeto que obriga os cinemas de todo o País a dedicar uma tarde por mês à exibição de filmes para crianças carentes, previamente cadastradas. E em 3º lugar, ficou o projeto da Ana Clara, que estabelece que os produtores de alimentos passem a informar no rótulo a quantidade de açúcar existente nos produtos. De Belo Horizonte, Eduardo e Ana Clara estudam no Colégio Bernoulli, o mesmo de Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, vencedor do Câmara Mirim em 2012.
Deputados mirins
O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho e simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. No dia do evento, alunos do ensino fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados.Com informações da Agência Câmara Notícias.