Oficiais da Marinha mexicana visitam Congresso Nacional

05/12/2016 10h39

Ter, 30 de Abril de 2013

O Congresso Nacional recebeu na tarde de sexta-feira, 26 de abril, um grupo de 42 oficiais da marinha mexicana, mestrandos em segurança nacional. O objetivo da visita no país era conhecer os três pilares do poder público brasileiro: poderes legislativo, executivo e judiciário.

O grupo iniciou a visita no Salão Negro onde conferiram a exposição Tão Somente Crianças: Infâncias roubadas no Holocausto. A mostra foi organizada como tributo aos meninos e meninas vítimas da perseguição nazista comandada por Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Em seguida, os oficiais visitaram os plenários do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, onde tiraram dúvidas sobre o funcionamento do parlamento brasileiro.

Na ocasião, o grupo demonstrou interesse em conhecer melhor como funciona a proporcionalidade de deputados para cada região do país. Foi explicado que os representantes são eleitos de acordo com o número de habitantes do estado, e não pela extensão territorial. É o caso do estado do Amazonas, que embora seja o maior estado brasileiro, possui o número mínimo de deputados: oito.

Depois do plenário, seguiram para o Salão Azul onde tiraram fotos com as bandeiras dos estados brasileiros. O tour continuou no Túnel do Tempo, galeria que expõe acontecimentos políticos importantes na história do país. No fim da visita, o Capitão Toledo presenteou a Casa com o escudo oficial da Marinha Mexicana. A visita ao Brasil não foi a última parada dos oficiais, que também passarão pelo Chile, pela Colômbia e pelos Estados Unidos.