Número de visitantes ultrapassa 178 mil em 2010

05/05/2017 15h48

Seg, 03 de Janeiro de 2011

A Câmara dos Deputados recebeu, em 2010, cerca de 178 mil visitantes. Só nos meses de férias, janeiro e julho, mais de 41 mil pessoas conheceram as dependências da Casa. Em abril, quando a Câmara comemorou seus 50 anos em Brasília, foram 19 mil visitantes, quase três mil pessoas a mais do que em 2009. Os números são do Serviço de Visitação e Turismo , que faz parte da Coordenação de Relações Públicas da Câmara (Corep).

Um dos responsáveis pelo aumento no número de visitantes em abril foi o projeto Visite Encena, desenvolvido pela Corep em parceria com o Senado Federal. Nesse mês e em maio, o projeto promoveu visitas guiadas ao Palácio do Congresso Nacional com a participação de atores, que interpretaram momentos históricos vividos por personalidades como Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães. A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Opinião Pública - POP 2010 , premiação nacional concedida pelo Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp).

O chefe do Serviço de Visitação e Turismo, Flávio Elias, explicou que o programa de visitação da Câmara é orientado por conceitos que vão além do turístico. “Desenvolvemos um trabalho de educação para a cidadania. Além de conhecer o patrimônio artístico e arquitetônico da Casa, o visitante vai também receber informação sobre a história da Câmara e sobre a importância de seu papel legislativo e político para o Brasil”, afirmou.

“O retorno que a população nos dá sobre esse serviço é excelente”, completou Deborah Achcar, chefe da Seção de Relações Institucionais e há 12 anos trabalhando como guia nas visitações. “As pessoas chegam para conhecer a Casa com uma visão estereotipada e saem mais conscientes da importância do Legislativo e da necessidade de participar mais ativamente dos trabalhos da Casa”, considerou.

Além do Visite Encena, o Serviço lançou, em 2010, o Blog da Visitação, para que a população possa comentar a visita e dar sugestões. Também foi inaugurada a Lojinha da Câmara, que oferece ao público lembranças da Casa, como agenda e cartões postais. O Serviço de Visitação e Turismo idealizou, ainda, um programa de visitação específico para crianças, em parceria com o Plenarinho, portal infantil da Câmara, que deverá ser lançado em 2011.

O Serviço de Visitação e Turismo também oferece apoio a outros programas da Casa que envolvem visitação, como o Estágio Visita e a Escola da Câmara, do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), além do Parlamento Jovem e o Câmara Mirim.