Mostra exibe presentes oferecidos à Câmara

09/02/2017 07h44

Seg, 11 de Julho de 2011

É comum que o presidente em exercício da Câmara dos Deputados receba, no país e no exterior, presentes que traduzam o respeito e reconhecimento à Casa. Alguns desses presentes estão na exposição Presentes Protocolares, aberta diariamente, das 9 às 17 horas, até 31 de julho, no Salão Verde da Câmara.

A mostra traz 78 dessas obras de arte, condecorações, moedas e placas oriundos de 50 países de quatro continentes, incluídos aqueles ofertados por associações e entidades brasileiras. São peças representativas da história, da cultura e da arte que compõem um painel da riqueza humana, das diferenças que nos caracterizam como nações e nos definem como sociedades.

O gaúcho Orlando Kras Borges faz questão de visitar a Câmara toda vez que vem a Brasília. Este ano, em sua terceira visita, se encantou com a exposição. "Gostei muito, as peças são muito bonitas e interessantes", afirmou. A brasiliense Maria Cristina Vieira também aprovou a mostra. "Os objetos são belíssimos. É muito bom conhecer símbolos de tantos países e povos, acabamos por entender um pouco da cultura de cada um", elogiou.

Desde 2003, esses objetos são depositados no Museu da Câmara, passando a fazer parte do acervo. Atualmente, o Museu possui 1.205 peças. O objetivo é preservar a memória de um aspecto da vida parlamentar: a relação com outros atores políticos nacionais e internacionais.

Os presentes recebidos pela Câmara são os mais variados, desde uma coleção completa de sinfonias do compositor austríaco Joseph Haydn, oferecida pelo Primeiro-Ministro, Alfred Gusenbauer, até porta-copos de papel dados pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado de Israel.

Costume
A prática de troca de presentes vem desde os primeiros grupos humanos socialmente organizados, que usavam e viam como um gesto de boa vontade, como um aceno de concórdia e de paz, em que homens e mulheres davam ao outro o melhor de si para poder conviver em paz e harmonia. Cada objeto traz em si um pouquinho da alma dos países e a essência dos povos de onde provêm.

Fique atento
Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados
Data: Diariamente, das 9 às 17 horas. Até 31 de julho.
Entrada gratuita.