Monitores da exposição ”O Império em Brasília” recebem treinamento

05/12/2016 10h37

Qua, 07 de Agosto de 2013

Comunicar, mediar conhecimentos, ensinar e aprender. Essas serão algumas das atribuições de 15 monitores que trabalharão na exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823” , contratados por meio de parceria com o SESC-DF. São estudantes de cursos como história, teoria crítica da arte, museologia, administração, comunicação e teatro. Eles serão responsáveis por acompanhar o público nas diferentes estações da exposição e mediar o contato entre os visitantes e peças exclusivas do Museu Imperial de Petrópolis.

Na tarde de terça-feira, 6 de agosto, os monitores receberam treinamento dos representantes do Museu Imperial, do Centro Cultural da Câmara dos Deputados, das Relações Públicas da Casa e do Serviço Social do Comércio (Sesc). Durante o encontro, foram dadas recomendações a respeito da manutenção do espaço, segurança do acervo e funcionamento das atividades nos dias de exposição.

Segundo o curador Maurício Ferreira, que trabalha no Museu Imperial há 30 anos, as 54 peças que integrarão a mostra são únicas e de alto valor histórico. “São peças originais do museu que ilustram o período retratado de forma muito contundente e pontual”, explica. Algumas das peças vieram da exposição permanente do Museu para garantir que a experiência dos 190 anos fosse completa na capital federal.

Para Clarissa Castro, curadora do Centro Cultural da Câmara e uma das responsáveis pela exposição, esse treinamento é muito importante. “É uma oportunidade única de entrar em contato com o curador do Museu Imperial. Os monitores precisam ser parceiros e a cara da exposição.”

Os guias da exposição “O Império em Brasília” trabalharão junto com a equipe da visitação da Casa. Segundo o chefe da equipe, Frederico Almeida, apenas 30 pessoas por vez poderão entrar na mostra. Os visitantes que quiserem participar tanto da visita ao Congresso quanto da exposição receberão uma senha de controle. Vale lembrar que serão reservados quatro horários para grupos agendados que queiram visitar a exposição. Veja o convite virtual abaixo.

A cerimônia de abertura oficial da exposição será nesta quarta-feira, 07 de agosto, às 19h, aberta somente a convidados e imprensa.

Serviço
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Período: de 08 de agosto a 20 de outubro de 2013
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: telefone 0800619619 ou pelo e-mail: exposicoes@camara.leg.br
Entrada franca