Mensagens de candangos encontradas mais de 50 anos depois da construção do Congresso
Sex, 12 de Agosto de 2011
O presidente da Câmara, Marco Maia, visitou na última quinta-feira (11/8) o local onde foram encontradas mensagens inscritas por operários da construção do Congresso. Frases como "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã" e "Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra" foram encontradas durante a investigação de um vazamento no Salão Verde. O deputado disse que vai consultar especialistas para avaliar a possibilidade de liberar o local para visitação pública.
Na opinião do presidente, as inscrições representam um pouco da história da construção de Brasília. "Quem sabe a gente possa, orientados pela área de museus, criar algum tipo de visitação a esses escritos”, disse. “O importante é que o que vimos ali é exatamente a materialização do sentimento dos operários, dos trabalhadores que aqui estavam durante a construção de Brasília."
O diretor do Departamento Técnico da Câmara, Reinaldo Brandão, qualificou como “feliz coincidência” a descoberta dos escritos, afirmando que a real intenção era corrigir uma infiltração que atingia o Salão Verde da Câmara dos Deputados. Brandão, que trabalha na Câmara desde 1966, afirma que ficou arrepiado ao ver a data das frases, 1959, e celebrou a oportunidade de ver de perto esse achado. “Fico muito feliz de que, após 45 anos de serviços à Câmara, já perto da minha aposentadoria, eu possa ter presenciado essa descoberta tão importante para preservação da história da Casa e do país”, disse.
Um dos descobridores das escrituras, o operário Getúlio Dias Ferreira, assim como os candangos que construíram Brasília, veio para a capital federal em busca de uma vida melhor. Ferreira afirmou que ficou surpreso ao ler as mensagens e ver que, mesmo tendo sido escritas há mais de 50 anos, elas continuam atuais. “ O país evoluiu muito desde aquela época, mas ainda pode melhorar”, afirmou.
Confira abaixo as mensagens deixadas pelos operários:
"Se todos os brasileiros fossem dignos de honra e honestidade, teríamos um Brasil bem melhor"
"Só temos uma esperança, nos brasileiros de amanhã" 22/4/59
"Brasília de hoje, Brasil amanhã"
"Amor palavra sublime que domina qualquer ser humano" Nelson
"Saudade: palavra que nunca morre, quando morre fica arquivada no coração"
"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra" José Silva Guerra 22/4/59