Marco Maia será presidente da República por três dias
Qua, 30 de Novembro de 2011
Nesta quinta-feira (1º/12), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), assumirá pela primeira vez a Presidência da República e ficará no poder até sábado, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer voltarão do exterior.
A presidenta Dilma embarca quinta-feira para Caracas, onde participará da reunião da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), organizada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Michel Temer viajou na terça-feira (29/11) para Nova York. Na quinta-feira, o vice-presidente vai dar uma aula sobre democracia e direito constitucional, na Universidade de Columbia. No dia seguinte, na mesma universidade, vai falar sobre o papel dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) no novo cenário mundial. Temer retorna ao Brasil no sábado.
Michel Temer já assumiu o cargo dez vezes e ficou 38 dias no poder, durante viagens da presidenta ao exterior. O deputado Marco Maia assume a presidência pela primeira vez, e promete ser discreto na sua interinidade.
O presidente da Câmara é, pela Constituição Brasileira, o segundo sucessor da Presidenta da República, depois do vice. O terceiro é o presidente do Senado, e o quarto o presidente do Supremo Tribunal Federal.