Jovens Parlamentares votam Projetos de Lei

06/12/2016 08h47

Qui, 27 de Setembro de 2012

Hoje os deputados jovens se reuniram em comissões para votação de Projetos de Lei (PL). Na Comissão de Saúde e Segurança Pública, os parlamentares elegeram o projeto do jovem Lucas Bernardino, representante do Mato Grosso. O PL dispõe sobre projetos de educação voltados para pessoas com deficiência. Já o projeto escolhido pelo presidente da comissão, Lucas Libório, de Pernambuco, dispõe sobre a regulamentação do tempo máximo de espera para atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, o projeto escolhido pelos parlamentares foi o de Mateus Moreira, de São Paulo, que confere nova redação às condicionalidades do Programa Bolsa Família na área de educação. O presidente da comissão, Maicon Prado, do Rio Grande do Sul, escolheu o projeto da jovem Gabriella Martins, que institui a criação do Conselho de Ex-Alunos nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio.

Na Comissão de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto do parlamentar Rodolfo Barros, de Alagoas, foi o escolhido pelos deputados. O PL dispõe sobre a realização de programas de conscientização à população para a separação dos resíduos sólidos e o reconhecimento da atuação dos catadores de materiais recicláveis como agentes nas transformações sociais e ambientais. O projeto escolhido pelo presidente, Nadson Weyne, do Ceará, tem como objetivo criar uma “patrulha da água”. O autor é David Coutinho, de Roraima.

Na Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, o projeto escolhido pelos deputados foi o de Girlaine Balbino, de Pernambuco, que trata sobre o incentivo à produção de material em Braile destinado a alunos cegos ou com baixa visão. O presidente da comissão, Jonathan Juvêncio, também de Pernambuco, escolheu o projeto da jovem France Ellen Santos, que institui em âmbito nacional a obrigatoriedade da frequência dos responsáveis nas reuniões escolares, bem como em palestras educativas oferecidas pela escola como condição para participar do programa Bolsa Família.

Acontece, ainda hoje, a Reunião do Colégio de Líderes, onde os presidentes das comissões vão eleger, dentre os Projetos de Lei escolhidos por eles nas comissões, o que irá para a Plenária Final, que acontece amanhã, dia 28.