Intercâmbio promove visita de arquitetos Vienenses

05/12/2016 10h38

Sex, 24 de Maio de 2013

O Salão Nobre da Câmara dos Deputados se tornou sala de aula na tarde de quinta-feira, 23 de maio. Esboços e desenhos do Congresso Nacional e da Catedral Metropolitana de Brasília foram usados como exemplos de como Brasília é reconhecida como cidade-ícone da arquitetura moderna. Dezoito estudantes de mestrado do Instituto de Arquitetura da Universidade de Artes Aplicadas de Viena, Áustria, assistiram a aula em local privilegiado, já que foi ministrada dentro do monumento favorito de Oscar Niemeyer, arquiteto que o desenhou. A aula foi dada pelo arquiteto da Câmara dos Deputados, Maurício Matta.

“Essa é uma oportunidade de mostrar a alunos estrangeiros a nossa maneira de ver as coisas. A arquitetura de Brasília reflete uma geração”, explicou Matta. Segundo ele, é comum que grupos de estudantes de arquitetura de fora do país visitem o Congresso para conhecer pessoalmente referências vistas, na maioria das vezes, apenas em sala de aula. “É interessante ver como a arquitetura brasileira desenvolveu pensamentos europeus”, observou o professor Harald Trapp, que acompanhava o grupo na visita. Ele completa: “Brasília mistura o formal e o informal, flexibilidade e improvisação, e isso a torna uma cidade única, diferente de outras cidades planejadas.”

Depois da aula, os alunos conheceram os plenários da Câmara e do Senado, os Salões Negro e Verde, a exposição de presentes recebidos pela Casa e obras de arte de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Marianne Peretti. “A cidade é monumental. Realmente é tudo muito bonito”, completa Dina Dragoshinska, mestranda de arquitetura.

Antes de chegarem a Brasília, os estudantes visitaram o Rio de Janeiro. Aqui, o Congresso Nacional foi um dos destinos dos mestrandos, que também conheceram o Parque da Cidade; o Santuário Dom Bosco; a superquadra 108/308 sul, conhecida como modelo na cidade; o Museu Nacional da República; a Catedral Metropolitana; e o Itamaraty. Daqui, eles seguem para São Paulo.