Inaugurada a exposição "Mulher NEGRA Mulher"

07/02/2017 07h12

Qua, 09 de Novembro de 2011

“Ser mulher negra mulher é aceitar o desafio, reinventar-se todos os dias, orgulhar-se das cicatrizes da batalha e nunca render-se ao não”. Depoimentos de mulheres negras, como esse de Denise Homem, estão disponíveis em áudio e texto, e compõem, com fotos, a Exposição “Mulher NEGRA Mulher”. Inaugurada na tarde de ontem (8), na Galeria do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, a exposição ficará aberta até o dia 25 de novembro.

Sob as lentes do fotógrafo Ernane Pinho, a exposição, que traz recursos em imagem e áudio, homenageia 100 mulheres representativas das mais variadas áreas da sociedade brasileira. Revelam-se personalidades do mundo acadêmico, artístico, literário, esportivo, político, comunitário, entre outros. Mulheres de nosso presente, atuantes e ativas, que impressionam por sua beleza e emocionam com seus depoimentos.

A experiência visual é completada pelas pinturas de Nilza Rocha, Almir Horáccio e Tila Viana, e as esculturas das Mulheres Ceramistas da Maré.

Presente na cerimônia de abertura, o presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), saudou a inciativa da Câmara dos Deputados e cumprimentou a Coordenação de Relações Públicas (Corep) pelo empenho em trazer a exposição para a Casa. O deputado revelou que há um gosto especial em se promover a cultura negra no Brasil às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e em pleno Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, assim definido 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O curador da exposição, Flávio Rocha, emocionou-se ao contar como surgiu a ideia da mostra. Rocha dava aula de teatro para crianças na favela da Maré quando, questionando suas alunas sobre as referências femininas negras que elas conheciam, não obteve qualquer resposta. Foi com essa motivação, portanto, de dar referência aos jovens, mostrando-lhes que temos representantes negros em todos os segmentos sociais, que foi idealizada a exposição. “Estas crianças merecem, têm e exigem o respeito que lhes é devido como cidadãs desta sociedade, que almejamos um dia ser igualitária”, desejou.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) qualificou como "poesia" as fotos e depoimentos da exposição. Pietá destacou a importância da exposição para dar continuidade às homenagens propostas pela ONU para este ano. Contudo, além desse tom festivo, a deputada exaltou a importância da mostra para a valorização da diversidade cultural brasileira. "É uma luta pela recomposição da diversidade", definiu.

Completando o ciclo festivo em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, será realizada, nesta sexta-feira (11), às 15 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene. O evento é aberto ao público.
Serviço
Exposição Mulher NEGRA Mulher
Data: de 8 a 25 de novembro de 2011
Horário: das 9h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira
Local: Galeria do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, próximo à Chapelaria.
Entrada franca

Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra
Data: 11 de novembro de 2011
Horário: 15 horas
Local: Plenário Ulysses Guimarães