Exposições na Câmara marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down
Qui, 21 de Março de 2013
Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Câmara promove, a partir desta quinta-feira (21), as exposições “Direito e Trabalho: Tenho Síndrome de Down e Sou Profissional” e “Asas e Flores”. As exposições podem ser visitadas até o dia 28 de março, no espaço do Servidor.
As pinturas e fotos foram todas feitas por portadores da síndrome. Entre os expositores estão os artistas Tonico Araújo, Melina Pedroso, Paloma Rodrigues, Susana Lyra, Lúcio Piantino e a fotógrafa Jéssica Mendes de Figueiredo.
O Brasil tem hoje mais de 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 15% da população. "É um número muito expressivo de brasileiros que ainda não são devidamente atendidos no acesso ao mercado de trabalho, à informação, à educação de qualidade, à assistência médica especializada e ao esporte", destaca o deputado Romário (PSB-RJ), que requereu a realização do evento.
Convenção internacional
O direito a trabalhar em ambientes abertos, inclusivos e acessíveis está garantido no artigo 27 da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. Para que isso aconteça, ressalta Romário, "são imprescindíveis a estimulação precoce, o acesso à educação, a atenção médica adequada, o apoio à vida laboral independente e, sobretudo, a participação da comunidade". (com informações da Agência Câmara Notícias)